Uso de calcário mais fino pode aumentar produtividade | Nosso Campo | G1


Uso de calcário mais fino pode aumentar produtividade

O calcário é um dos aliados dos produtores que desejam seguir uma linha orgânica longe dos agrotóxicos e produtos químicos. Mas não é qualquer um, é o calcário micronizado, bem mais fino, e que auxilia na maior produtividade e desenvolvimento das plantas.

Por Nosso Campo, TV TEM

10/03/2024 07h30 Atualizado 10/03/2024

1 de 1 Uso de calcário mais fino pode aumentar produtividade — Foto: Reprodução/TV TEM

Uso de calcário mais fino pode aumentar produtividade — Foto: Reprodução/TV TEM

O calcário é um grande aliado para os produtores que desejam priorizar produtos orgânicos. Mas não é qualquer tipo: é o calcário micronizado, bem mais fino, e que auxilia na maior produtividade e desenvolvimento das plantas.

Em uma propriedade rural do centro oeste do estado, a plantação de 220 hectares, que inclui milho, soja e grão de bico, é totalmente orgânica. Ter uma produção de qualidade não é fácil e exige um manejo eficiente.

Claudemir de Lima, dono da propriedade, relata que são diversos os benefícios de usar o calcário micronizado, como a uniformidade dos grãos, que agrega valor de mercado e aumento na produtividade.

Veja a reportagem exibida no programa em 10/03/2024:

Uso de calcário mais fino pode aumentar produtividade

Uso de calcário mais fino pode aumentar produtividade

A rocha de calcário é utilizada há anos para a correção do solo, ela neutraliza a acidez da terra, além de ser fonte de cálcio e magnésio. Depois que a pedra é retirada da natureza, ela é triturada até chegar no tamanho ideal para ser usada na produção. Mas a novidade é uma empresa de mineração que desenvolveu uma técnica de micronização, deixando o calcário ainda mais fino.

Segundo o químico responsável da empresa Cláudio Monteiro, o calcário padrão é muito grosso e tem dificuldade em penetrar a raiz da planta, já com a micronização, as partículas finas descem com mais facilidade para a raiz, e então, é absorvido de forma mais rápida.

O desenvolvimento do calcário micronizado envolveu pesquisadores do Instituto Agronômico, em Jaú (SP). O resultado foi apresentado a produtores da região, que puderam ver de perto como a lavoura de soja reagiu.

A parceria entre a empresa e o instituto começou em 2019, e desde então, alguns testes foram realizados e concluídos, com resultados positivos, enquanto outros ainda estão em andamento. A ideia da colaboração entre os dois é trazer as inovações primeiro no ambiente de pesquisa, e se der certo, levar até o mercado para ajudar o homem do campo na sua produtividade.

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo

50 vídeos

Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais

Saiba Mais

Veja também

Anterior Próximo

  • bandarjaya
  • situs slot server thailand
  • slot gacor maxwin rajadewa link alternatif
    toto online slot88 bandar togel slot toto data hk pengeluaran macau togel online situs togel slot toto