Após 4 quedas seguidas, confiança de serviços registra alta em junho | Economia | G1

Após 4 quedas seguidas, confiança de serviços registra alta em junho
Após 4 quedas seguidas, confiança de serviços registra alta em junho

Empresa de telemarketing, em João Pessoa, na Paraíba — Foto: Dani Fechine/G1Empresa de telemarketing, em João Pessoa, na Paraíba — Foto: Dani Fechine/G1

Empresa de telemarketing, em João Pessoa, na Paraíba — Foto: Dani Fechine/G1

A confiança do setor de serviços registrou alta em junho, interrompendo uma sequência de 4 quedas seguidas, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta sexta-feira (28).

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 2,2 pontos em junho, para 91,2 pontos. Em médias móveis trimestrais, entretanto, o índice recuou pela quarta vez consecutiva, desta vez em 0,6 ponto.

Segundo a FGV, houve alta em 9 das 13 atividades pesquisadas, com o avanço sendo determinado principalmente pelo crescimento de 3 pontos do Índice de Expectativas (IE-S), para 95,0 pontos, e de 1,2 ponto do Índice de Situação Atual (ISA-S), para 87,5 pontos.

“Apesar da melhora pontual, o resultado sugere que os empresários ainda estão calibrando suas expectativas e que ainda não conseguem perceber uma recuperação significativa do momento atual. Essa combinação de resultados indica que ainda não é possível vislumbrar uma retomada mais forte do setor de serviços nos próximos meses, mantendo o ritmo gradual de recuperação ao longo do ano”, afirma Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor de Serviços subiu 0,6 ponto percentual, para 82,6%, registrando pela primeira vez no ano a segunda alta consecutiva.

Os indicadores de confiança entre os diferentes segmentos da economia mostraram uma leve recuperação em junho, embora a leitura dos analistas ainda seja de uma cenário de estagnação.