Após declaração de Bolsonaro, equipe econômica considera situação de Levy ‘insustentável’ | Blog do João Borges | G1

Após declaração de Bolsonaro, equipe econômica considera situação de Levy
Após declaração de Bolsonaro, equipe econômica considera situação de Levy

Análise:

Análise: “Bolsonaro nunca recebeu muito bem Joaquim Levy no BNDES”, diz João Borges

Diante da declaração do presidente Jair Bolsonaro de que o presidente do BNDES, Joaquim Levy, está com a “cabeça a prêmio“, integrantes da equipe econômica disseram ao blog neste sábado (15) considerar que a situação de Levy é “insustentável”.

Assim que encerrou a entrevista coletiva, na portaria do Palácio da Alvorada, Bolsonaro telefonou para o ministro da Economia, Paulo Guedes, e relatou o que havia dito aos jornalistas. Segundo apurou o blog, Bolsonaro já avisou a assessores que, na segunda (17), conversará novamente com Guedes, indicando que a substituição de Levy é inevitável.

Há algumas semanas, nos bastidores, já se falava na saída de Levy. Houve, até, sondagem a alguns nomes para substituí-lo. Joaquim Levy assumiu a presidência do BNDES em janeiro deste ano.

Bolsonaro diz que presidente do BNDES está com a

Bolsonaro diz que presidente do BNDES está com a ‘cabeça a prêmio’

Indicação de Levy

Bolsonaro sempre resistiu – e nunca absorveu – a indicação de Levy para o BNDES, uma escolha pessoal de Paulo Guedes Guedes.

O presidente sempre se incomodou com o fato de Joaquim Levy ter sido secretário de Fazenda no governo de Sérgio Cabral (MDB-RJ) e ministro da Fazenda no governo Dilma Rousseff.

Levy também foi secretário do Tesouro no governo Luiz Inácio Lula da Silva e integrou a equipe econômica do governo Fernando Henrique Cardoso.

Bolsonaro também sempre cobrou de Joaquim Levy levar a público os detalhes de empréstimos do BNDES para a Venezuela e outros países nos governos do PT.

Mas o desgaste de Levy não é somente na relação com o presidente Bolsonaro. Na equipe econômica, há também críticas a ele, por ter sido “dominado”, nas palavras de algumas pessoas, pelo “espírito corporativo do BNDES”.