Atualização do Windows oferece recurso que soluciona problemas do sistema automaticamente | Blog do Ronaldo Prass | G1

Atualização do Windows oferece recurso que soluciona problemas do sistema automaticamente
Atualização do Windows oferece recurso que soluciona problemas do sistema automaticamente

O update do Windows veiculado no dia 10 de maio oferece um recurso indispensável para que busca mais produtividade usando o PC.

Na nova versão do sistema operacional foi adicionada uma funcionalidade que sugere e pode resolver automaticamente falhas comuns com a “Solução de problemas recomendada”.

Nova atualização do Windows pode ser configurada para resolver falhas automaticamente — Foto: Reprodução/G1Nova atualização do Windows pode ser configurada para resolver falhas automaticamente — Foto: Reprodução/G1

Nova atualização do Windows pode ser configurada para resolver falhas automaticamente — Foto: Reprodução/G1

Como funciona

Nas versões anteriores do Windows, quando ocorria um problema o usuário tinha que identificar a falha para então executar o utilitário apropriado ou resolver o problema manualmente.

Embora seja um recurso que funciona para a maioria dos casos, é preciso possuir conhecimento intermediário sobre o funcionamento de computadores. A partir da atualização disponibilizada em 2019, a solução de problemas recomendada passa a usar dados de diagnóstico para, automaticamente, detectar e aplicar correções para muitos problemas comuns.

Agora é possível restaurar facilmente as configurações dos serviços essenciais, otimizar o funcionamento do sistema e gerenciar dispositivos. Além disso, o sistema também pode recomendar soluções para problemas de baixa criticidade, mas que comprometem a experiência de uso do Windows.

Para ajustar as configurações de solução de problemas recomendadas, use estas etapas:

  • Acesse as configurações de sistema;
  • Clique em Privacidade;
  • Clique em Diagnóstico e feedback;
  • Na seção “Solução de problemas recomendada”, oferece quatro opções, selecione a melhor configuração para seu PC.
  • Entre as opções, constam:

    • Corrigir problemas para mim sem perguntar: as correções recomendadas serão aplicadas automaticamente sem qualquer interação ou conhecimento do usuário;
    • Diga-me quando os problemas forem corrigidos: os problemas serão corrigidos automaticamente sem a necessidade de interação do usuário, mas o Windows 10 notificará quaisquer alterações.
    • Perguntar-me antes de corrigir problemas (definição padrão): você receberá uma notificação para revisar a recomendação junto com uma opção para executar ou ignorar a correção;
    • Só corrija problemas críticos para mim: o Windows 10 só tentará resolver problemas críticos e você não receberá recomendações para outros problemas;

    A primeira opção é a mais indicada para os leitores que não possuem conhecimento sobre manutenção de computadores. É possível executar a solução de problemas recomendada no Windows 10, mesmo quando a solução de problemas críticos aconteça automaticamente, você ainda pode decidir aplicar ou ignorar correções usando a “Solução de problemas recomendada”.

    Selo Ronaldo Prass — Foto: Ilustração: G1Selo Ronaldo Prass — Foto: Ilustração: G1

    Selo Ronaldo Prass — Foto: Ilustração: G1