Avianca Holdings elege ex-executivo da Aeroméxico como presidente | Economia | G1

Avianca Holdings elege ex executivo da Aeroméxico como presidente
Avianca Holdings elege ex executivo da Aeroméxico como presidente

Anko Van der Werff como novo presidente da Avianca Holdings — Foto: DivulgaçãoAnko Van der Werff como novo presidente da Avianca Holdings — Foto: Divulgação

Anko Van der Werff como novo presidente da Avianca Holdings — Foto: Divulgação

O conselho administrativo da Avianca Holdings anunciou a contratação de Anko Van der Werff como novo presidente da companhia. Van der Werff é especialista no setor aéreo, com experiência internacional nesse mercado.

Seu último cargo foi no Grupo Aeroméxico, empresa na qual atuou por cinco anos como vice-presidente executivo comercial. Van der Werff também comandou postos relevantes na Qatar Airways e na Air France-KLM.

O executivo é formado em direito da Universidade de Leiden, Países Baixos, e é graduado pela Escola de Negócios da Universidade de Harvard, Estados Unidos. Além dos cargos de direção em companhias aéreas multinacionais, o executivo atuou como professor convidado em diferentes instituições universitárias internacionais como Cranfield, no Reino Unido, Bad Honnef, na Alemanha, e Universidade do Texas A&M, no Catar.

“Anko entra para fazer parte da nossa equipe para nos ajudar a liderar este momento desafiador do setor. Sua experiência em grandes companhias aéreas internacionais não só nos permitirá continuar o andamento para a nossa transformação, mas também nos dará a oportunidade de fortalecer a lealdade de nossos clientes, de estimular o compromisso de nossos funcionários e de fortalecer a competitividade da nossa companhia e a sua situação financeira”, afirmou em comunicado Roberto Kriete, presidente do conselho de administração da Avianca Holdings.

No dia 26 de abril, o então presidente da Avianca Holdings, Hernán Rincón, renunciou ao cargo, deixando a aérea no dia 30 de abril. A Avianca Holdings contratou uma consultoria internacional para ajudar na busca de um sucessor.

Renato Covelo, vice-presidente jurídico e conselheiro geral da Avianca Holdings desde dezembro de 2016, assumiu como presidente interino até a escolha do novo presidente. Com a chegada de Van der Werff, Covelo volta a atuar apenas como vice-presidente jurídico e conselheiro geral.

A Avianca Holdings passa por mudanças em sua estrutura. No fim de maio, o empresário Germán Efromovich perdeu o controle e o cargo de presidente do conselho de administração da colombiana Avianca Holdings, por não ter pago um empréstimo de US$ 456 milhões (cerca de R$ 1,83 bilhão) dado pela United em 2018.

A BRW Aviation, braço de investimento da Synergy Group e dona de 78,1% das ações da Avianca Holdings, deixou de pagar o empréstimo à United Airlines. Como compensação, a United passou a deter o direito de voto que antes pertencia à BRW Aviation. Esse direito foi repassado à Kingsland Holdings, do investidor Roberto Kriete, que detém 21,9% das ações da Avianca Holdings. Kriete era presidente da Taca até a empresa ser fundida com a Avianca em 2010. O executivo é o segundo maior acionista da Avianca Holdings e também tem sido o principal rival de Efromovich na gestão da companhia.

À frente do conselho de administração, Kriete promove uma reestruturação das operações da Avianca, com o objetivo de melhorar a rentabilidade da companhia.

A Avianca Holdings não tem relação direta com a Avianca Brasil. A Avianca Holdings é controlada pelo grupo Synergy, que pertence ao empresário Germán Efromovich. Germán é irmão de José Efromovich, que controla a Avianca Brasil. A Avianca Holdings é dona das empresas aéreas Avianca, Tampa Cargo, Aerolineas Galápagos (Aerogal) e Taca.