Chat, serviço de mensagens do Google, começa a funcionar ainda este mês na França e Reino Unido | Tecnologia | G1

Chat, serviço de mensagens do Google, começa a funcionar ainda este mês na França e Reino Unido
Chat, serviço de mensagens do Google, começa a funcionar ainda este mês na França e Reino Unido

O Google está trazendo um serviço de mensagens para usuários do Android. A exemplo de como funciona o iMessage da Apple, junto mensagens SMS, o Chat é a solução da empresa para que haja um app de mensagens nativo no sistema operacional do Google.

Esse serviço foi anunciado no ano passado pela empresa no ano passado e agora começa a funcionar no Reino Unido e na França, ainda este mês, segundo a rede “CNN”.

Estátuas do Android, na sede do Google, em Mountain View (Califórnia).  — Foto: Helton Simões Gomes/G1Estátuas do Android, na sede do Google, em Mountain View (Califórnia).  — Foto: Helton Simões Gomes/G1

Estátuas do Android, na sede do Google, em Mountain View (Califórnia). — Foto: Helton Simões Gomes/G1

O Chat permitirá ter recibos de leitura e indicadores caso alguém esteja digitando uma mensagem, além da possibilidade de usar Wi-Fi ao invés de dados da operadora. “Nós estivemos firmando parcerias com a indústria móvel para melhorar a experiência de envio de mensagens no Android com RCS [Serviços de Comunicação Rica, na sigla em inglês) e continuaremos para acelerar a adoção globalmente”, disse o Google em nota ao G1.

Esse tipo de solução é importante em mercados como os desenvolvidos, como os Estados Unidos, onde serviços de mensagem como WhatsApp não são tão comuns, em parte porque a população não migrou dos SMS para aplicativos.

O intuito de usar o RCS como substituto às mensagens e desenvolver um serviço desse tipo no Android é antigo do Google. O próprio RCS surgiu em 2007, mas houve pouca adesão por parte das operadoras de telefonia móvel.