Como escolher a madeira ideal para a decoração da sua casa

Como escolher a madeira ideal para decorar a sua casa
Como escolher a madeira ideal para decorar a sua casa

No momento de fechar o projeto arquitetônico da propriedade, e não apenas pensar sobre a beleza ou funcionalidade. Alguns pontos devem ser analisados com atenção para a decoração de ir além do aspecto estético ou prático.

+Baixe o Aplicativo do do-it-yourself do ZAP em Casa

+ Siga o nosso perfil no Pinterest

Detalhes como o tipo de material a ser utilizado deve ser definido com a propriedade, a fim de garantir uma maior durabilidade. Afinal, ninguém quer passar por nada. Um dos pontos mais importantes a ser levado em consideração é a escolha da madeira para cada tipo de móvel ou ambiente.

imagem17-06-2018-15-06-49(Foto: Shutterstock)

São três opções, entre em MDF, compensação e madeira, e eleger o material de forma adequada pode resultar em beleza, economia, resistência e durabilidade. Saiba como escolher a madeira certa para seu projeto.

O tipo de ambiente é o primeiro fator determinante na escolha da madeira, uma vez que alguns tipos são mais adequados em ambientes internos e outros podem ser utilizados no exterior também. “Tanto o MDF e compensado deve ser utilizado em ambientes internos, pois eles sofrem com a umidade e exposição à luz solar direta. Já a madeira maciça pode ser usado em ambientes internos ou externos. Mas o cuidado e manutenção são essenciais, também sofre com a ação do sol e da chuva. Para garantir a sua durabilidade, é necessário a aplicação de verniz, pelo menos, uma vez por ano”, explica o arquiteto Artur Diniz.

(Foto: Shutterstock)

No entanto, é necessário ter muito cuidado se estiver a utilizar a madeira em ambientes que têm mais uso da água, tais como banheiros, áreas de serviço e cozinhas. “Você tem que ter cuidado para verificar freqüentemente se há pontos de infiltração de água e a limpar os respingos que podem vir a se infiltrar no celular”, sugere Arthur Diniz. O problema é que o material pode ser danificado em contacto com a água. “Algumas madeiras de suporte mais contato do que os outros. O MDF e madeira compensada não resiste a água . Se entrarem em contato com a água parada por alguns minutos pode inchar e você perder o celular. Já a madeira compensada suporta mais, tem mais resistência e, portanto, é mais caro”, acrescenta a arquiteta Juliana da Mata.

O resultado esperado para a decoração do ambiente é um fator que também deve ser levado em consideração. “O MDF e madeira compensada são folhas planas e um pouco grossa e, com eles, você pode ter um design mais leve e moderno, mais adequado para uma decoração clean. Podemos até mesmo dar um ar rústico através do revestimento, mas limitado se comparado com o de madeira sólida”, diz Artur Diniz. “Já com a madeira maciça podemos explorar dormentes, galhos e troncos em seu formato original, como uma rica peça de arte ou usá-lo da maneira tradicional, no mobiliário rústico ou moderno. O que irá dar-lhe o estilo de decoração é o design da peça e seu acabamento”, acrescenta.

imagem17-06-2018-15-06-50(Foto: Shutterstock)

Os usos variam também de acordo com o tipo de decoração desejada. “Com o MDF, para obter uma riqueza visual, podemos usar algumas peças pintadas e outros revestido com laminado madeirados, que vai garantir uma riqueza de estética”, explica o arquiteto. O deslocamento, por sua vez, pede para linhas retas e vai dar um aspecto mais moderno ao ambiente.

“Armários, bancadas e prateleiras podem ser repetidas, e até mesmo o diálogo com outros materiais ou revestimentos existentes no mesmo ambiente, garantir a harmonia”, sugere. Já o sólido de madeira dá um ar de sobriedade para qualquer ambiente, e, portanto, pode ser combinado com outros materiais mais leves e cores mais claras para não resultar em um ambiente pesado. “Se você tiver uma tabela olhar pesado, mas você quer quebrar a resistência da madeira, tente usar cadeiras e outros elementos de design leve no ambiente. Vidros, espelhos e cores claras também são bem-vindos”.

imagem17-06-2018-15-06-50(Foto: Shutterstock)

Que tipo de mobiliário também deve ser levado em consideração na hora de eleger a madeira ideal. “Se o ambiente é propício e não suportam excesso de peso, podemos escolher MDF, compensado ou madeira. Neste caso, o que irá influenciar a escolha é do gosto estético. Embora nós podemos realizar uma infinidade de armários e móveis em MDF e compensado, em algumas partes, por suas formas e texturas, nós só pode ser executado em madeira maciça”, diz o arquiteto. A escolha certa pode garantir não só a beleza e a segurança, mas também maior durabilidade. “Às vezes é necessário o uso de mais de um material em uma peça de mobiliário para obter um bom resultado estético e uma boa vida”, acrescenta.

De acordo com Juliana da Mata, o MDF é mais pressionado e, geralmente, mais pesadas, por isso é mais usada no corpo do móvel. Já o deslocamento é mais oco e, portanto, mais leve. “É mais comumente usado em portas de móveis porque ele tem um impacto menor sobre as dobradiças, e é menos provável que o warp”, explica o arquiteto. Além disso, é possível ajustar-se a cada tipo de material na decoração do ambiente. “Os títulos e valores mobiliários e roupeiros em geral são de MDF e MDP.

imagem17-06-2018-15-06-51(Foto: Shutterstock)

Deslocamento de utilizar menos por causa do valor, mas é indicado para os títulos em geral, e ainda mais em áreas molhadas, por ter mais resistência à água. Madeira maciça usada de uma maneira mais nobre nas portas sociais, tampos de mesas de jantar, mesas de centro , painel de ripas, entre outros. As possibilidades são infinitas,mas tudo vai variar de acordo com a disponibilidade de despesas para cada pessoa”, determina.

Para fazer um bom planejamento para evitar gastos em excesso de imediato e também no futuro. “Faça um planejamento de suas possibilidades, pois pode ser que vale a pena fazer uma substituição para uma MDF ou compensado de boa qualidade. O fornecimento de mobiliário é imensa, com preços bem diferentes. Se uma peça de mobiliário de madeira sólida, não vai caber no seu bolso, que pode substituir com MDF ou compensado e garantir uma boa economia. Mas tem que ser uma troca de conhecimento, porque ele não é suficiente para diminuir a qualidade dos encaixes, por exemplo, e, em seguida, arrepender-se”, diz Artur Diniz.

imagem17-06-2018-15-06-52(Foto: Shutterstock)

Há uma diferença de preços e você precisa avaliar bem o orçamento para adequar o melhor tipo de madeira sem estourar o orçamento. Geralmente, o MDF e compensado são mais em conta do que o compensado naval. Mas o mais caro é de madeira maciça. “O MDF cru tende a ser em torno de 20% mais barato do que a madeira, também sem revestimento. Embora a madeira maciça de boa qualidade é sempre mais caro, em torno de 2 a 2,5 vezes mais caro do que o de madeira compensada, algumas áreas reduzir a diferença para o custo de um móvel de MDF ou compensado, como o projeto do móvel, a empresa que fornece o hardware, entre outras coisas”, diz o arquiteto.

Como usar cada tipo de madeira:

MDF:>

Pode ser usado para lacado, revestido com folha de laminado melamínico ou de madeira. Uso em ambientes de banheiros, cozinhas e serviços, mas requer atenção para o seu bichano.a constante contra a água. Proteger do vazamento, limpar respingos de água imediatamente e evitar o mobiliário de tocar o chão, como estão as áreas que precisam ser lavados constantemente. Também deve ser protegida do calor. Em balcões de cozinha, serviço de lavandaria e de quartos e banheiros, a bancada de granito deve projecto, pelo menos, 2 polegadas para proteger o gabinete inferior splash constantes.

Compensado:

Seu uso mais comum é revestido com laminado melamínico ou de madeira. Mas ele também pode ser usado para a fabricação de mesas e até mesmo cadeiras, de preferência quando associado com estrutura de madeira maciça. Pode ser usado em armários de cozinha e serviços de casas de banho. Apesar de ser mais resistente do que o MDF, como uma função do processo de fabricação, devem seguir o mesmo cuidado em relação à água.

Madeira de lei:

Por sua praticidade e beleza, que podemos utilizar em praticamente todo o mobiliário: cadeiras, mesas de centro, mesas de jantar, aparadores, cristaleira, entre outros. A cor e a tonalidade da madeira, o aspecto dos eixos, o acabamento desejado, o local de utilização, o tipo e o estilo da mobília vai dar a tônica da decoração. Cada estilo de decoração irá pedir para um tipo de acabamento. Com uma decoração rústica e pede uma madeira mais acentuada, com mais de grãos visíveis. Uma decoração mais moderna pede uma madeira com um acabamento mais fino e delicado.

imagem17-06-2018-15-06-53(Foto: Shutterstock)

+ Tendência: Banco de madeira na cozinha

+ De madeira e telha opções são sofisticados e práticos para o chão

+ Inspiração: veja como combinar mármore e madeira decoração

+ Faça você mesmo cabeceira da cama com ripas de madeira

+ As paredes revestidas com madeira deixam o ambiente rústico