Enfeites de decoração para casa feitos com material sustentável

Enfeites de decoração para casa feitos com material sustentável
Enfeites de decoração para casa feitos com material sustentável

Sustentabilidade se tornou um tema relevante no mundo atual e está inserido em todos os meios, inclusive quando o assunto é decoração. Pensar em um ambiente sustentável é premissa para quem deseja um mundo mais preocupado com o meio ambiente. Hoje, nós vamos te ensinar a usar enfeites de decoração para casa feitos com material sustentável.

Existem várias formas de ter um resultado positivo, inclusive pensando em enfeites de decoração para casa de material sustentável. Reciclar, reformar, reutilizar, analisar o material, a procedência, o uso adequado, muitas são as atitudes que podem levar a uma decoração bonita e sustentável. Além de estimular a criatividade, o resultado pode ser mais personalizado.

enfeites de decoração para casaDepois de um projeto bem pensado, um simples objeto que estava esquecido dentro do armário ganhou vida. (Foto: Shutterstock)

Projeto de decoração feito com material sustentável

Elaborar um projeto é o primeiro passo não apenas para criar a decoração do jeito que deseja, mas também para conseguir encaixar o maior número de objetos e enfeites de material sustentável, seguindo uma lógica adequada ao estilo.

“A ideia de reaproveitamento é muito legal. A reutilização de recursos e os novos usos dos objetos são sempre bem vindas. Considerar no projeto o uso dos mesmos elementos com novas cores, revestimentos e acabamentos possíveis é bem interessante atualmente. Pode-se compor ambientes com os mais diversos materiais, usar madeira de demolição com vidro, moveis clássicos com cores vibrantes, tecidos atuais em sofás poltronas antigos, tudo depende da proposta estética e do bolso”, afirma o arquiteto Felipe Silveira, do escritório Mucam Arquitetura.

enfeites de decoração para casa com material sustentável rústicoUm quarto decorado com características rústicas e aproveitamento de caixotes. (Foto: Shutterstock) 

Possibilidades com os materiais sustentáveis

Existem algumas maneiras de pensar em decorar a casa com enfeites de material sustentável e o que é interessante nesse processo é que o ambiente acaba ficando mais personalizado, mais com a cara do proprietário e também seguindo o estilo de vida de quem vive ali. Vale elaborar desde a hora de comprar algo novo ou até mesmo reaproveitar um item que seria repassado, gerando menos resíduo ao meio ambiente por gerar menos descartes.

“Pode-se pensar na decoração sustentável de duas formas: fazendo uso de objetos feitos com materiais que não causem impacto na natureza ou que, em seu processo de fabricação, assumem e respeitam um compromisso com o meio ambiente ou reutilizando objetos que seriam inevitavelmente descartados”, explica a arquiteta Thatiane Bayer, do escritório TE Arquitetura.

enfeites de decoração para casaReaproveitamento de pneus velhos resultou em duas poltronas para o jardim de uma casa (Foto: Shutterstock)

Personalidade da decoração

Inserir enfeites de decoração com material sustentável tem várias vantagens, que vão desde a beleza do ambiente até o quanto a decoração vai pesar no bolso. “Quando objetos são reaproveitados, além de assumir uma postura sustentável, quando feitos por nós mesmos, é possível economizar um bom dinheiro e ainda atribuir mais personalidade à decoração”, ressalta a arquiteta Thatiane Bayer. Os exemplos começam com objetos simples, inclusive fáceis de fazer e até mesmo de serem colocados na decoração da casa. “Como exemplo, pode-se pegar as latinhas e virar vasinhos para plantas ou porta treco, as garrafas pet podem se transformar em lindas luminárias e as rolhas de vinho podem se juntar para dar forma a um tampo de mesa”, exemplifica.

Customizar os enfeites de decoração para casa

Evitar comprar por impulso também pode se tornar uma atitude sustentável. Basta olhar em volta e perceber que muitos objetos de segunda mão podem ser customizados para a decoração da casa. Desta forma, o que parece velho, transforma-se em novo e dá novos ares e novas cores ao ambiente, deixando a decoração também mais personalizada. “Comprar o que realmente quer e precisa vai fazer com que os objetos demorem mais para serem trocados. Além disso, usar a criatividade para reaproveitar e transformar o velho em novo é uma boa pedida para economizar e transformar o ambiente sem gastar muito. É possível dar aquele upgrade numa mesinha velha ou usar as gavetas daquele móvel quebrado como prateleiras ou criado mudo dão um charme a mais”, pontua Thatiane Bayer.

enfeites de decoração para casaOs aros de bicicleta customizados resultaram em uma decoração colorida e moderna para o quintal (Foto: Shutterstock)

+ Está pensando em alugar um imóvel?

+ Está pensando em Comprar um imóvel?

+ Precisando Vender seu Imóvel?

+ Avaliação de Imoveis

+ Administração de Imoveis 

+ Despachante Imobiliário 

+ Financiamento Imobiliário 

+ Vistoria Imobiliária Profissional 

+ Coordenação de Lançamentos 

+ Serviços Corporativos 

Ideal Negócios Imobiliários, sua Imobiliária em Campos dos Goytacazes