EUA ordena suspensão de voos com destino ou origem na Venezuela | EXAME

EUA ordena suspensão de voos com destino ou origem na Venezuela
EUA ordena suspensão de voos com destino ou origem na Venezuela

Venezuela’s President Nicolas Maduro gestures as he talks to the media during a news conference at Miraflores Palace in Caracas

Medida dos EUA deve afetar um grupo de pequenas companhias venezuelanas, entre elas a Avior Airlines, que tem oferecido uma ligação de Miami com o país de Maduro (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Washington/ Caracas — O Departamento de Transportes dos Estados Unidos determinou nesta quarta-feira a suspensão de todos os voos comerciais e de carga entre os EUA e a Venezuela, tendo como fundamento relatórios sobre a agitação e a violência em torno dos aeroportos do país sul-americano.

Em uma carta ao Departamento de Transportes solicitando a interrupção, o Departamento de Segurança Interna dos EUA disse que “as condições na Venezuela ameaçam a segurança e a proteção de passageiros, aeronaves e tripulantes em viagem com destino ou origem naquele país”.

O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu de imediato aos pedidos para comentar.

Veja também

Muitas companhias aéreas internacionais pararam de voar para a Venezuela por causa de preocupações com a segurança e de disputas acerca de dinheiro que o governo lhes deve, segundo elas.

A medida dos EUA deve afetar um grupo de pequenas companhias venezuelanas, entre elas a Avior Airlines, que tem oferecido uma ligação com Miami. Um representante da Avior não respondeu a pedidos de comentário.

O Grupo American Airlines, que já foi a maior companhia aérea a oferecer serviços entre os EUA e a Venezuela, disse em março que havia suspendido indefinidamente seus voos para o país sul-americano.

Em abril, a agência federal de aviação dos EUA proibiu pilotos de empresas aéreas norte-americanas de voarem abaixo dos 26 mil pés dentro do espaço aéreo venezuelano.