Medida provisória autoriza parceria entre estatal e setor privado para explorar minérios nucleares | Economia | G1

Medida provisória autoriza parceria entre estatal e setor privado para explorar minérios nucleares
Medida provisória autoriza parceria entre estatal e setor privado para explorar minérios nucleares

O governo federal publicou nesta sexta-feira (12) medida provisória que permite o estabelecimento de parceria entre os setores público e privado para a exploração de jazidas nucleares – como as de urânio, por exemplo.

A pesquisa e o comércio de minérios nucleares são de responsabilidade da estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). A MP autoriza que a INB firme contratos com empresas privadas para explorar as jazidas.

Por se tratar de medida provisória, o texto já está em vigor desde a data da sua publicação. Contudo, precisa ser aprovado pelo Congresso para se tornar lei em definitivo.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o objetivo da norma é aumentar a produção nacional e estimular investimentos em pesquisa.

O futuro da energia nuclear

O futuro da energia nuclear

"Apesar de ser rico em minérios nucleares, atualmente o Brasil importa a maior parte dos insumos necessários à fabricação do combustível nuclear para atender as usinas de Angra I e II. Isso resulta em maior custo para produção do combustível e a perda de oportunidades de negócio, tanto no Brasil como no exterior", diz a pasta.

De acordo com a MP, os agentes privados serão remunerados pela parceria, por meio de parte do valor arrecadado pela comercialização do minério; pelo direito de comercializar o produto; ou outras formas estabelecidas em contrato.

O texto também autoriza que a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A.(ENBpar) – criada depois da privatização da Eletrobras – possa controlar a INB.

A exportação de minérios nucleares, segundo a norma, deverá ser autorizada pelo ministro de Minas e Energia.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.