Mesmo com PIB negativo, Bovespa fecha no maior valor em mais de 2 meses | EXAME

Mesmo com PIB negativo, Bovespa fecha no maior valor em mais de 2 meses
Mesmo com PIB negativo, Bovespa fecha no maior valor em mais de 2 meses

bolsas de valores ibovespa

bolsas-de-valores ibovespa (NurPhoto/Getty Images)

Mesmo com a retração do PIB do Brasil no 1º trimestre, o índice que reúne as principais ações brasileiras avançou e terminou esta quinta-feira (30) no maior nível em mais de dois meses. O Ibovespa fechou em alta de 0,92%, aos 97.457 pontos.

É a maior pontuação do índice desde o fechamento de 20 de março, quando a bolsa encerrou a 98.041. Com a alta, o Ibovespa caminha para encerrar maio no azul, o primeiro em 10 anos.

Na ausência de boas notícias no Brasil – o PIB nacional recuou 0,2%, a primeira queda desde 2016 – prevaleceu o otimismo dos investidores com o crescimento dos Estados Unidos, que foi de 3,1% no mesmo período. A leitura reforça a visão de que a economia dos EUA continua forte.

Sem grandes novidades sobre a reforma da Previdência, o Ibovespa deve continuar volátil até que o texto que altera a aposentadoria dos brasileiros seja aprovado, afirmou à Reuters Bruno Madruga, responsável pela área de renda variável da Monte Bravo.

Dólar quase estável nesta quinta

Já a moeda dos Estados Unidos fechou perto da estabilidade frente ao real, abandonando a queda vista mais cedo. O cenário externo pesou, com a perda de fôlego dos mercados internacionais, ainda em meio a tensões comerciais sino-americanas.

O dólar fechou com leve alta de 0,07%, negociado a R$ 3,9790 na venda.