MPRJ cumpre mandados de busca e apreensão em presídio de Itaperuna | Norte Fluminense | G1

MPRJ cumpre mandados de busca e apreensão em presídio de Itaperuna
MPRJ cumpre mandados de busca e apreensão em presídio de Itaperuna

Ministério Público faz operação no Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna

Ministério Público faz operação no Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna

O Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) realizou uma operação nesta quarta-feira (5) no Presídio Diomedes Vinhosa Muniz, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão e investiga indícios de corrupção por agentes públicos.

Segundo as investigações do MPRJ, que ainda estão no início, os chamados “faxinas”, que são presos que assumem a função de limpeza no presídio, estariam provocando outros presos para que pagassem dinheiro a agentes, extorquindo esses internos.

A investigação mostrou que esses presos cobravam de R$ 800 a R$ 1.500.

“Nós entramos na sela dos ‘faxinas’, no Setor de Segurança e no SOE [Serviço de Operações Especiais]. A busca teve como objetivo pegar alguns computadores para fazer análise dos dados ali constantes, retiramos um Wi-FI que foi encontrado no SOE e pegamos algumas documentações que demonstram pagamentos feitos por presos”, disse o promotor Marcos Davidovich.

Ainda de acordo com o promotor, existe uma suspeita que a utilização do Wi-Fi poderia estar sendo vendida aos presos.

“O roteador vai passar por perícia para saber quais aparelhos estavam vinculados a ele, a partir daí teremos uma ideia”, informou o promotor.

O Ministério Público informou que existiam regalias aos presos “faxinas”. As investigações apontam que eles cobravam os valores dos outros internos em troca de favores como transferências de celas e antecipação de benefícios.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que há uma investigação em curso para apurar irregularidades na unidade.

Ação aconteceu dentro do Presídio Diomedes Vinhosa Muniz — Foto: Cléber Rodrigues/Inter TVAção aconteceu dentro do Presídio Diomedes Vinhosa Muniz — Foto: Cléber Rodrigues/Inter TV

Ação aconteceu dentro do Presídio Diomedes Vinhosa Muniz — Foto: Cléber Rodrigues/Inter TV

Veja a íntegra da nota da Seap:

“A Secretaria de estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que já há uma investigação em curso para apurar as possíveis irregularidades cometidas no Presídio Diomedes Vinhoza Muniz, em Itaperuna.

Ressaltamos que a atual gestão não compactua com qualquer tipo de irregularidade e vai intensificar, ainda mais, as ações de repressão que estão acontecendo, desde o início da atual gestão, para combater as irregularidades e a entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais.

A operação ‘Asfixia’, por exemplo, realizada pelos próprios inspetores penitenciários, já apreendeu de Janeiro a Junho, cerca de 5.000 celulares. No mesmo período do ano passado, apenas 2.972 aparelhos foram encontrados.

A Seap também implantou, desde o início do ano, duas ações importantes: a operação ‘Iscariotes’, que já flagrou DEZ inspetores penitenciários tentando entrar com objetos ilícitos nas cadeias. Todos os casos estão sendo apurados pela corregedoria e podem ter a pena máxima de demissão. Já a operação ‘Bloqueio’, tem como objetivo impedir que visitantes de presos burlem as regras de segurança, prendeu 16 visitas tentando entrar com drogas e celulares em cadeias.

No mesmo período do ano passado, NENHUM servidor foi flagrado tentando entrar com qualquer tipo de material ilícito nas unidades. Isso mostra o empenho da atual gestão em combater este tipo de crime, ‘cortando na própria carne’, se for preciso.

É importante afirmar que todas as operações são realizadas pelo próprio corpo funcional da Seap.”

Veja outras notícias da região no G1 Norte Fluminense.

Operação aconteceu na manhã desta quarta feira (5) em Itaperuna — Foto: Cléber Rodrigues/Inter TVOperação aconteceu na manhã desta quarta feira (5) em Itaperuna — Foto: Cléber Rodrigues/Inter TV

Operação aconteceu na manhã desta quarta-feira (5) em Itaperuna — Foto: Cléber Rodrigues/Inter TV