Teto decorado pode ser o protagonista na decoração

Teto decorado pode ser protagonista na decoração
Teto decorado pode ser protagonista na decoração

Quando se pensa em um projeto de decoração, todos os detalhes são levados em consideração e preparados para tornar o ambiente bonito e harmonioso. No entanto, ele tem um espaço que anteriormente ganharam destaque na decoração, mas a cada vez que tem tido menos atenção nos desenhos de decorações atuais. No entanto, o teto decorado pode ser um diferencial no espaço e dar um mais moderno ou sofisticado, quando trabalhava em uma forma apropriada. E há muitas possibilidades, que vão além da iluminação, ou de gesso.

+Baixe o Aplicativo do do-it-yourself do ZAP em Casa

+ Siga o nosso perfil no Pinterest

Para o arquiteto, Ira Oliveira, com o passar do tempo, as casas mudaram e os costumes também. E isso trouxe mudanças também em estilos de decoração, inclusive em relação ao contorno do teto sobre o meio ambiente. “No passado, os tectos eram excessivamente trabalhados e colocados em destaque no mesmo nível que o das paredes e do mobiliário do espaço. No entanto, na época, tinha espaços generosos, tectos altos e janelas”, explica o arquiteto do escritório Raiva Oliveira Arquitetura e Interiores. Hoje, os edifícios são cada vez menores e com pé direito mais baixo, então, se a ideia é ter um teto decorado, é necessário ter cuidado para não sobrecarregar a decoração do espaço.

imagem17-06-2018-07-06-27(Foto: Reprodução/ Pinterest)

O espaço é visto em três dimensões – piso, parede e teto – e, na maioria das vezes, o teto é relegado para o segundo plano. Muitas vezes, o que pesa é a questão financeira. “Os custos do trabalho de um bom forro de gesso com iluminação agradável, não é a mais barata, seria uma parte importante do orçamento, mas isso não faz nenhuma diferença quando o resultado final é positivo é devido a essa iluminação, quando todo o resto da decoração para o ganho de peso e de avaliação no momento”, diz a Raiva.

O teto pode mesmo tornar-se um protagonista na decoração. Mesmo que os recursos utilizados são simples para manter a harmonia. “Um teto decorado não precisa ser apenas com a pintura. Você também pode ter um rasgo de luz, papel de parede, revestimento, iluminação diferenciada, existe uma infinidade de opções de como fazê-lo. Um exemplo é ir a um lado da parede a aparência de um painel da mesma cor ou colocar uma luz que atravesse-a e vá para baixo”, exemplifica a arquiteta Renata Inojosa.

imagem17-06-2018-07-06-28(Foto: Reprodução/ Pinterest)

O segredo para decorar o teto, sem cometer erros é ter um projeto de decoração bem preparado para que haja harmonia com o resto do espaço e evitar o excesso. “Tectos trabalhados com peças especiais, ou adornados necessidade de cautela no resto da decoração para não pesar o espaço. Se você investir em muitos detalhes sobre o teto, o ideal é reduzir os excessos de meio ambiente, para o equilíbrio”, diz Ira Oliveira. Detalhes do sancas, ombros, ou de partes tomadas, por exemplo, precisam ser estudados em composição com o resto dos detalhes que tornam o espaço trabalhado.

As sancas são excelentes recursos de iluminação que enfeita o teto, sem a necessidade de muitos pontos de luz aparente. “O seu uso não elimina a outros pontos, pelo contrário, um estudo de iluminação de valores que precisam ser destacadas e aproveitar os detalhes do forro, evitando o excesso de luminárias e destacando as partes é evidente, especialmente pendentes”, conta Ira Oliveira. Ele não é apenas uma pintura diferenciada pode ser utilizado no teto, mas também aplicativos, papéis de parede, espelho, ornamento ou ser totalmente pintado ou em toda a superfície com papel aplicado. “No entanto, neste caso, é necessário cuidado na escolha da cor ou tipo de papel porque o resultado pode ser desastroso. A altura do pé-direito baixo, por exemplo, com cores escuras ou muito forte, ele pode comprometer o espaço, deixando a televisão”, acrescenta o arquiteto.

imagem17-06-2018-07-06-29(Foto: Reprodução/ Pinterest)

Não há um ambiente específico para ter um teto decorado. “Ele fica muito legal no quarto, televisão, wc, hall de entrada e sala de convívio, parque infantil e em ambientes comerciais também. Se você notar, nas lojas sempre têm elementos destacados no teto. No quarto das crianças também é muito bonito e é bastante comum. Nele, você pode colocar um papel de parede e do teto para baixo para o lado onde está a cama, para dar uma continuidade. Na varanda, você pode usar uma luminária, prestando atenção ao alinhamento e a simetria de ser bem dosado”, diz Renata Inojosa.

+ Veja as ideias para ter um cantinho da leitura em casa

+ Confira ideias antes e depois de móveis

+ Saiba como utilizar o saldo de madeira na decoração

+ Grafite na decoração: veja como usar

+ Inspire-se: confira ambientes com plantas de decoração

+ 10 ideias de decoração para lavatório