Trump diz que vai discutir relação comercial com primeiro-ministro do Japão durante o G20 | Economia | G1

Trump diz que vai discutir relação comercial com primeiro ministro do Japão durante o G20
Trump diz que vai discutir relação comercial com primeiro ministro do Japão durante o G20

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (sexta-feira no horário local) que vai discutir o comércio do seu país com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na reunião do G20 em Osaka, num momento em que o governo norte-americano tenta reduzir o déficit comercial.

“Vamos falar sobre muitas coisas e também falaremos sobre comércio. Eu aprecio o fato de que você (Shinzo Abe) está enviando muitas empresas automobilísticas para Michigan, Ohio, Pensilvânia e Carolina do Norte”, disse Trump no Japão.

O governo do Japão e dos Estados Unidos estão envolvidos em negociações comerciais difíceis, conforme o governo de Trump busca reduzir o déficit comercial dos EUA.

A guerra comercial vai ser um dos focos deste encontro do G20. A cúpula, que reúne líderes das maiores economias do mundo, deve ser marcada sobretudo por discussões envolvendo a guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Em entrevista coletiva, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que as relações comerciais entre EUA e China são “difíceis” e contribuem para uma desaceleração da economia global.

Juncker também disse que a União Europeia está trabalhando com Estados Unidos, China e Japão na reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC).