Arquitetura Moderna criou traços geométricos em concreto armado

Arquitetura Moderna criou traços geométricos em concreto armado
Arquitetura Moderna criou traços geométricos em concreto armado

Se você admira os prédios cuidadosamente planejados de Brasília, sedes dos poderes, e curte as outras tantas obras de arte do saudoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, certamente é fã de Arquitetura Moderna, estilo dessas construções.

O movimento começou no século XX, com o objetivo de desprezar os adornos das antigas arquiteturas gótica e barroca, e usou o concreto armado como elemento marcante. Brasília, por exemplo, começou a ser desenvolvida em 1956.

imagem15-12-2019-14-12-30Vista da Catedral Metropolitana de Brasília (Foto: Shutterstock)

O movimento modernista se expandiu em grandes obras urbanas até a década de 1980. Além do concreto, ferro e aço foram muito utilizados em projetos. São exemplos de construções a Catedral de Brasília (Niemeyer, 1958) e Edifício Copan, em São Paulo (Niemeyer, 1951). A Arquitetura Moderna é usada até hoje, porém vem sendo incrementada pela Contemporânea, cujo foco é sustentabilidade.

“A Arquitetura Moderna foi o desprendimento dos ornamentos clássicos, ela nasceu com a necessidade de reconstrução da Europa no período pós-guerra. Os arquitetos tinham a intenção de produzir uma arquitetura racional, sem enfeites”, diz a arquiteta Isabella Nalon.

Para o arquiteto Gabriel Amaro, a Arquitetura Moderna trouxe novas formas e jeitos de construir. “Sua maior herança é a planta livre de alvenarias, pois a estrutura tornou-se independente, permitindo ambientes mais amplos e arejados”, explica ele.

Ícones da arquitetura surgiram junto com o modernismo, detalha a arquiteta Karina Korn. “Com obras incríveis. Por exemplo, Le Corbusier foi um dos maiores arquitetos modernistas, e podemos ver em suas obras as características de uma Arquitetura Moderna – simples, mas não simplória. São linhas retas, formas geométricas”.

Arquitetura moderna ainda hoje 

A casa moderna é pensada desde o início do projeto, do layout, das escolhas de acabamentos, para ser uma residência agradável e tornar a vida mais prática e funcional possível. “Ainda é muito usada hoje em dia. A Arquitetura Moderna escolhe linhas retas e formas puras, e passa a sensação agradável em quem usa o espaço, além de praticidade”, afirma Karina.

A arquiteta Isabella Nalon ressalta que a arquitetura Contemporânea possui influências modernas. “A diferença é que a Arquitetura Moderna era produzida como uma receita pronta para qualquer situação, uma das críticas ao movimento. Já a Contemporânea visa com mais intimidade a resolução dos problemas”.

+ Está pensando em alugar um imóvel?

+ Está pensando em Comprar um imóvel?

+ Precisando Vender seu Imóvel?

+ Avaliação de Imoveis

+ Administração de Imoveis 

+ Despachante Imobiliário 

+ Financiamento Imobiliário 

+ Vistoria Imobiliária Profissional 

+ Coordenação de Lançamentos 

+ Servições Corporativos 

Ideal Negócios Imobiliários, sua Imobiliária em Campos dos Goytacazes