Chuvas no RS: veja as medidas anunciadas pelos principais bancos para apoiar os atingidos | Economia | G1

Chuvas no RS: veja as medidas anunciadas pelos principais bancos para apoiar os atingidos
Chuvas no RS: veja as medidas anunciadas pelos principais bancos para apoiar os atingidos

Chuvas no RS: veja as medidas anunciadas pelos principais bancos para apoiar os atingidos

Ampliação de linhas de crédito, isenção de tarifas e suspensão da cobrança de contratos em atraso curto são algumas das iniciativas de instituições financeiras para as vítimas do desastre no Rio Grande do Sul.

Por André Catto, g1

08/05/2024 07h38 Atualizado 08/05/2024

1 de 1 Porto Alegre durante temporais no Rio Grande do Sul — Foto: REUTERS/Renan Mattos

Porto Alegre durante temporais no Rio Grande do Sul — Foto: REUTERS/Renan Mattos

Instituições bancárias anunciaram uma série de medidas em apoio à população atingida pelos fortes temporais no Rio Grande do Sul.

Entre as iniciativas, estão a ampliação de linhas de crédito, isenção de tarifas e suspensão da cobrança de contratos em atraso curto. As medidas contemplam pessoas físicas e jurídicas.

Nesta reportagem, você vai conferir as medidas anunciadas individualmente pelos maiores bancos do país.

O que diz a Febraban

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), suas instituições associadas anunciaram um total de R$ 20 milhões em doações para a região. O montante é a soma de recursos disponibilizados pelo Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Além disso, em resumo, as ações de auxílio a clientes contemplam os seguintes serviços:

  • flexibilização de carência e prazo nas ofertas de crédito para famílias e empresas, com revisão de taxas;
  • ampliação de linha de crédito;
  • prorrogação dos contratos dos clientes impactados em 90 dias com revisão de taxa;
  • suspensão da cobrança dos contratos em atraso curto;
  • suspensão da negativação dos clientes com até 15 dias de atraso;
  • suspensão de até 3 meses nos contratos de financiamento habitacional (desde que solicitado pelos mutuários);
  • suporte no acionamento do seguro habitacional;
  • isenções e reprecificações de tarifas;
  • priorização no atendimento dos clientes da região para seguros de pessoas, patrimônio, veículos;
  • renegociação com ofertas e condições especiais para clientes afetados e suspenção de cobrança.
  • engajamento dos colaboradores com campanha de conscientização e solicitação de apoio e ajuda;
  • campanhas internas envolvendo empregados e clientes para arrecadação de materiais de higiene pessoal a serem encaminharmos às regiões afetadas;
  • disponibilização de contas para o recebimento de doações voluntárias, que serão revertidas em kits de higiene e limpeza, entre outros, conforme necessidade da população impactada.

Itaú Unibanco

O Itaú Unibanco informou que adotou uma série de medidas emergenciais. Segundo a instituição, as iniciativas foram definidas "com base nas necessidades mais urgentes dos clientes do banco" e "no contato com governo estadual e com autoridades locais".

Na relação com os clientes, o banco disse que reforçou o atendimento em suas centrais e canais digitais e mobilizou suas equipes na região para desenhar planos específicos.

Para clientes corporativos, a instituição anunciou:

  • suspensão de mensalidades e tarifas de conta corrente e na Rede (maquininhas) por pelo menos três meses;
  • repactuações de parcelamentos (pular parcelas) para clientes que tiverem essa necessidade;
  • manutenção de limites de crédito e disponibilização de novas linhas especiais;
  • comunicação proativa e facilitação da abertura de sinistros de seguros de vida ou patrimoniais para pessoas e empresas;
  • clientes em atraso, mesmo antes da tragédia, terão a suspensão temporária de cobranças.

Para clientes pessoas físicas, as medidas são:

  • prioridade da região nas centrais de atendimento;
  • em conta corrente e cartões, haverá isenção de tarifas e anuidade, suspensão de encargos de parcelamento de fatura e outros — até estorno de tarifas e juros, se necessário;
  • contato para avisar sobre a disponibilidade de cobertura de seguros de vida e patrimoniais.

Bradesco

O Bradesco informou que irá oferecer condições especiais nas renegociações, com prazos de carência de até 180 dias, para clientes pessoas físicas e jurídicas que precisarem renegociar o pagamento de linhas de crédito como capital de giro, crédito pessoal e crédito direto ao consumidor.

Ainda segundo a instituição, o pagamento dessas linhas por clientes da região poderá ser postergado por até 30 dias, caso necessário. Além disso, o banco irá suspender o sistema de cobrança feito por SMS, WhatsApp e telefone pelo prazo de 30 dias para clientes inadimplentes.

Em outra frente, a Bradesco Seguros anunciou uma operação de emergência de tratamento de sinistros. O banco informou que a força-tarefa foi mobilizada em caráter especial e com contingente reforçado para atender aos segurados.

"Até o momento, a companhia está com guinchos e carros de apoio à população nas cidades. Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre são os municípios com mais chamados para a seguradora, que reforçou a equipe de atendimento", disse, em nota, o Bradesco.

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Santander

O Santander anunciou, principalmente, a adequação de prazos e condições para os clientes de todo o Rio Grande do Sul.

Para pessoas físicas, as medidas são:

  • Crédito pessoal: redução em até 20% nas taxas de juros, com até 40 dias para pagar a primeira parcela. O dinheiro é creditado na hora via app Santander;
  • Cartão de crédito: prazo de parcelamento de fatura de cartões de crédito ampliado de 10 para 24 vezes, com desconto na taxa. Os limites dos cartões serão mantidos no mês de maio;
  • Antecipação do FGTS: caso tenha saldo no FGTS e adesão ao saque aniversário é possível contratar diretamente no app do banco;
  • Crédito Imobiliário: possibilidade de postergar as próximas duas parcelas;
  • Limites de conta: limites de cheque especial implantados não sofrerão redução no mês de maio;
  • Renegociação: pelo app ou no site www.santander.com.br/renegociacao uma renegociação com até 60 dias para pagar a primeira parcela, com a possibilidade reduzir até 70% as seis primeiras parcelas, com prazo de até 120 vezes;
  • Clientes em atraso: não serão feitas ações de cobrança e negativação no mês de maio;
  • Clientes da Santander Financiamentos: possibilidade de renegociação com até 60 dias para pagar a primeira parcela;
  • Seguros: prioridade no acionamento dos sinistros e pagamento de indenizações.

Para MEIs e Microempresas, as medidas são:

  • Capital de Giro: até 59 dias para pagar a primeira parcela. O dinheiro é creditado na hora via app Santander;
  • Cartão de Crédito: ampliação o prazo de parcelamento de fatura de cartões de 10 para 24 vezes, com desconto na taxa. Os limites dos cartões serão mantidos no mês de maio;
  • Limites de conta: limites de cheque especial implantados não sofrerão redução no mês de maio;
  • Renegociação: pelo app ou no site www.santander.com.br/renegociacao uma renegociação com até 60 dias para pagar a primeira parcela;
  • Clientes em atraso: não serão feitas ações de cobrança e negativação no mês de maio;
  • Clientes da Santander Financiamentos: créditos contratados através da Santander Financiamentos, com parcela em dia ou em atraso, terão ofertas de reorganização ou postergação da negativação em até 60 dias;
  • Tarifas: isenção de tarifa do pacote de serviços de conta corrente no mês de maio;
  • Seguros: prioridade no acionamento dos sinistros e pagamento de indenizações.

Para médias e grandes empresas e clientes agro, o banco anunciou que "os especialistas Santander estão contatando os clientes para avaliar condições especiais de apoio de acordo com o porte e tipo de negócio".

Banco do Brasil

Além da doação de recursos, o Banco do Brasil anunciou que flexibilizou seus produtos e serviços envolvendo operações de crédito, do agronegócio e de seguros.

Segundo o banco, os clientes pessoa física atingidos terão carência de até seis meses para pagamento da primeira parcela na contratação do BB Crédito Consignado ou do BB Crédito Salário.

Já as micro e pequenas empresas terão acesso a crédito com linhas governamentais e próprias, além de condições diferenciadas. De acordo com a instituição, também será mantido o amparo ao crédito para pessoas físicas e jurídicas, produtores rurais e municípios.

O banco anunciou ainda que:

  • será possível renegociar dívidas utilizando taxas diferenciadas, com até 180 dias de carência e 120 meses para pagamento;
  • as empresas dos municípios gaúchos atingidos contarão com linhas de repactuação, com prazos de 30, 36 ou 48 meses, nas operações convencionais, ou até 72 meses, para as contratações via Pronampe;
  • as operações de financiamento imobiliário e empréstimo com garantia de imóvel poderão ter até quatro parcelas de capital e encargos básicos repactuadas e transferidas para o final do cronograma;
  • os produtores rurais dos municípios afetados terão as operações prorrogadas, de acordo com a necessidade e manutenção dos encargos originais. Além disso, haverá uma esteira diferenciada para o acionamento dos seguros/Proagro;
  • nos seguros Residencial e Empresarial, foram ampliados os valores dos serviços de limpeza, cobertura de telhados e desentupimento previstos nas apólices;
  • a BB Seguros também enviou reguladores e peritos para as regiões atingidas, com possibilidade de realizar a vistoria presencial ou de forma remota.

O Banco do Brasil também informou que irá estornar a tarifa de emissão de segunda via dos cartões e "dará tratamento diferenciado para encargos e saldo devedor dos clientes das regiões afetadas".

"O saldo devedor das faturas de cartões Ourocard não pagas integralmente durante o período de calamidade será transportado para o mês seguinte, sem incidência de encargos", disse a instituição. As ações de cobrança e negativação de clientes de municípios afetados também serão suspensas.

Segundo o banco, ao todo, 25 agências do BB foram alagadas na região. A instituição afirmou que irá instalar, ao longo das próximas semanas, unidades temporárias de atendimento nos municípios onde não for possível a retomada do atendimento presencial.

Caixa Econômica Federal

A Caixa liberou o Saque Calamidade do FGTS para os trabalhadores das regiões atingidas e informou que enviou ao Rio Grande do Sul especialistas nas áreas de Habitação, FGTS e Governo para prestar apoio técnico às prefeituras.

Além disso, a Caixa anunciou as seguintes medidas:

  • Contratos habitacionais: irá possibilitar a pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação dos clientes. Também será possível incorporar as prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes. A Caixa também informou que dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações;
  • Assessoria técnica aos municípios: além do envio de equipe técnica à região, as prefeituras poderão contar com o apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas em contratos já acompanhados pela Caixa.

Para clientes pessoa física e jurídica atingidos pelas enchentes, as medidas são:

  • dispensa de encargos na renovação de contratos de penhor;
  • pausa no pagamento de prestações por até três meses nos contratos de Crédito Pessoal PF, Capital de Giro PJ, Renegociação PF e PJ, entre outros;
  • prorrogação do vencimento das operações de Crédito Rural de Custeio e Investimento.

Para clientes que optarem pela contratação de um novo crédito, foram reduzidas as taxas de juros e disponibilizadas carências para contratação de financiamentos, com maiores prazos para pagamento no Crédito Consignado, Capital de Giro, entre outras modalidades. O banco não detalhou as novas taxas ou carências.

Por fim, foram anunciadas medidas da Caixa Seguridade, incluindo reforços na equipe de atendimento e fluxo facilitado para acionamento de sinistro.

Nubank

Para clientes das regiões afetadas, o banco informou que está flexibilizando as condições de pagamento de dívidas existentes e que está priorizando o atendimento a esses clientes.

"Essas novas condições poderão ser acessadas de forma simples e fácil via aplicativo do Nubank nos próximos dias", informou o banco.

O Nubank, que não é associado à Febraban, anunciou a doação de R$ 1 milhão em apoio aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

BTG Pactual

Procurado pelo g1, o banco não detalhou as medidas aos clientes relacionadas à tragédia na região.

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