Decoração de quitinete – Veja as dicas do ZAP em Casa!

Decoração de quitinete   Veja as dicas do ZAP em Casa!
Decoração de quitinete Veja as dicas do ZAP em Casa!

O conceito de quitinete é de um imóvel totalmente integrado, sem divisórias entre os ambientes, além do banheiro. Apesar do espaço ser bastante reduzido, isso não significa que não dá para ter uma decoração bonita, funcional e com a cara do dono. Na verdade, a decoração de quitinete se mostra elemento importante justamente porque os ambientes ficam sempre à vista. E é possível decorar o pequeno imóvel sem gastar muito.

Escolher os móveis pensando no estilo que o proprietário quer da decoração é fundamental para ajudar na decoração e, consequentemente, na economia na hora de escolher os móveis e comprar os objetos, sendo mais assertivo nas escolhas. Saiba como fazer a decoração de quitinete de forma simples, barata e bonita.

decoração de quitineteAproveitar cada espaço garante um ambiente aconchegante e bonito em uma quitinete (Foto: Shutterstock)

Divisão por setores

Como a quitinete tem os ambientes integrados, uma maneira de facilitar na hora de decorar é setorizar cada espaço do imóvel. “Não existe uma regra, tudo é possível desde que se tenha um conceito bem embasado. Setorizar as funções pode ser um caminho para decorar, como o quitinete geralmente possui uma área pequena é interessante integrar os espaços, fica interessante na hora de mobiliar e decorar”, afirma a arquiteta Carla Siqueira.

Porém, é possível também usar a própria decoração para criar áreas mais reservadas, como o espaço onde a cama vai ficar, e aproveitar os elementos para também deixar o ambiente mais bonito. “A depender do perfil do usuário, pode-se trabalhar para que as áreas íntimas fiquem mais reservadas. Neste caso, é possível utilizar do artifício de biombos ou estantes, painéis ou elementos vazados como o cobogós para se ter alguma privacidade e setorizar os áreas”, acrescenta.

decoração de quitinete com tons escuros(Foto: Shutterstock)

Cama

A cama é elemento importante na decoração de uma quitinete porque, diferente de imóveis maiores e com vários cômodos, ela ficará sempre exposta. Portanto, é preciso fazer a escolha certa em relação à beleza da cama. Mas também levando em consideração a funcionalidade dela. Em muitos os casos, a escolha se dá por uma cama baú, com espaço para guardar objetos no compartimento embaixo do colchão, ou até mesmo uma cama embutida, que pode abrir espaço no ambiente caso o proprietário vá receber visitas em casa.

Além disso, outros elementos que envolvem a cama também podem fazer a diferença na decoração. “Tirar partido da cama é uma possibilidade e trabalhar uma cabeceira diferente pode ser um diferencial e  destaque na ambientação”, ressalta Carla Siqueira. “Para os que querem aproveitar bem o espaço, o sofá cama é ótimo, garantindo a cama extra para a visita”, complementa.

decoração de quitinete na cozinha

Em uma quitinete, alguns ambientes ganham mais relevância do que em imóveis com área maior. Um deles é a cozinha, que fica integrada com o restante do espaço, e justamente por isso a decoração deve ser bem pensada. “A cozinha é um elemento de destaque na quitinete. Geralmente o tipo americana aproveita bem o espaço, aproveitando o aéreo para prateleiras e armários para guardar e organizar os utensílios”, diz Carla Siqueira. Ela também dá uma sugestão para quem não quer deixar de ter um espaço verde e sustentável na casa. “Se o proprietário gostar de plantinhas, uma mini horta é uma boa pedida. Além de servir como terapia, o verde dá aquela vida no ambiente”, sugere Carla Siqueira.

Como fazer decoração de quitinete bonita, barata e funcional(foto: Shutterstock)

Artifícios

Alguns artifícios podem ser usados na decoração para dar a sensação de que a quitinete é mais espaçosa e o melhor é que eles não pesam no bolso e podem se encaixar facilmente na decoração. “Um espelho bem aplicado na ambientação amplia o ambiente, além disso o uso de cores claras também ajudam para dar essa sensação. Como as áreas são pequenas, o ideal é evitar usar cores escuras, tendo o cuidado para não tornar o ambiente pesado ou cansativo”, pontua a arquiteta.

Paredes

As paredes são sempre aliadas para incrementar a decoração e também a funcionalidade em imóveis com pouco espaço, como é o caso da quitinete. Ela pode servir como uma área para trazer elementos que agreguem em beleza e também na organização da casa. “Aproveitar bem as paredes, com móveis, estantes, prateleiras e nichos é super importante, todo espaço é valioso e tem que ser explorado ao máximo. Hoje em dia é super fácil de achar prateleiras e nichos já prontos, que, com criatividade, pode ser feita uma composição legal que pode ser o diferencial na ambientação. E isso tudo pode ser feito gastando pouco”, exemplifica Carla Siqueira.

Mobília da decoração de quitinete

O custo é um fator determinante na hora de escolher a mobília e é fato que os móveis de pronta-entrega costumam ser mais baratos do que os planejados. Porém, ainda assim, é fundamental fazer uma pesquisa com orçamentos para ver o que cabe no bolso. Até porque os móveis planejados podem otimizar melhor o espaço, mas também é possível encontrar boas alternativas com os de pronta-entrega. “A mobília pode ser mais flexível e mais em conta usando móveis de pronta entrega ou fixos, seguindo a linha dos móveis planejados, quem vai definir é o orçamento e o perfil do cliente, mas ambas as opções funcionam”, determina a arquiteta.

+ Está pensando em alugar um imóvel?

+ Está pensando em Comprar um imóvel?

+ Precisando Vender seu Imóvel?

+ Avaliação de Imoveis

+ Administração de Imoveis 

+ Despachante Imobiliário 

+ Financiamento Imobiliário 

+ Vistoria Imobiliária Profissional 

+ Coordenação de Lançamentos 

+ Serviços Corporativos 

Ideal Negócios Imobiliários, sua Imobiliária em Campos dos Goytacazes