Desperdício Zero: a Cidade japonesa de reciclar quase tudo

Desperdício zero: Cidade japonesa reaproveita praticamente tudo
Desperdício zero: Cidade japonesa reaproveita praticamente tudo

imagem16-05-2019-08-05-42

Inspiração

Desperdício Zero: conheça a cidade japonesa que recicla quase tudo

Escrito por: em 01/09/2016

Desperdício Zero , parece uma utopia, e ainda mais, nestes tempos modernos. O consumo atingiu níveis alarmantes, com a produção aumente e a reciclagem está longe do ideal. Mas será que um dia vamos bereik n’bom paralelo? Se for vir n’falta de inspiração, nós palhetas n’bom exemplo: confira esta cidade japonesa que recicla quase tudo!

Kamikatsu, uma pequena vila de montanha localizado na ilha de Shikoku, tem a atenção de especialistas e pessoas de todo o mundo pela política de reciclagem. Um monte de pessoas que querem ser inspirados na área à procura de ideias para o reaproveitamento de resíduos, lixo, que já atingem mais de 70% – um número considerado impressionante!

Foto: Robert GilhoolyFoto: Robert Gilhooly

Se Kamikatsu é chegar ao zero de resíduos?

A campanha desperdício zero nessa cidade japonesa, foi iniciado em 2003 e desde então, bereik n’golo, incrível. Atualmente, 77,2% dos resíduos reciclados. Em comparação com o total de números do Japão (20,6%), mais de 50% da diferença.

Tudo começou quando muitas pessoas começaram a adoecer, com suspeita de intoxicação por dioxina. A partir daí, a 1700 os residentes e as empresas decidiram se unir para chegar “pelo menos 80% até 2020, um número que tem tudo para ser possível para o programa continuar com a mesma eficiência.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

Por meio da Estação de Gomi, o único ponto de coleta de Kamikatsu e operado pela Academia de Desperdício Zero, uma organização sem fins lucrativos – o povo tirar o lixo de casa e separado, diretamente no local, que tem compartimentos específicos e separados por categorias, e uma ótima estrutura.

Dependendo da qualidade do material, pode render um bom dinheiro. Um quilo de latas de alumínio de alimentos 155 ienes, cerca de 1,46 dólares. Além disso, cada casa tem um pedaço de equipamento subsidiado pelas autoridades locais para eliminar os resíduos orgânicos (restos de comida) e não há incineradores, que não é reciclado é enviado para a cidade de Tokushima.

Todos os dias, muitos turistas visitam Kamikatsu para inspirar essa idéia e tentar entender enxada n’projeto de desperdício zero é tão eficaz. De acordo com os responsáveis, é um esforço conjunto: o governo, as empresas, as organizações não-Governamentais e a população; tudo feito para poucos (a partir de 1997, a idéia é de lá) e com uma vista os limites de cada um. E o objetivo é atingir 100% de recall. É possível? Sim, por que não? Vamos acreditar!

Foto: Robert GilhoolyFoto: Robert Gilhooly

Um exemplo para o mundo, toda a campanha (com as técnicas e métodos) já estão dando ofâ muitos, e recebeu inúmeros prêmios. Além de líderes inspiradores ainda estão dispostos a compartilhar tudo com pessoas de todo o mundo! Seria ótimo se essa idéia pega aqui, não é?

Referência: Folha de SP

1 de setembro de 2016
0

t/cidade-japonês/ dados-tag-slug= “cidade-japannese’>

a cidade japonesa de

Kamikatsu

lixo

reciclagem de lixo zero