Disque Denúncia busca suspeitos de aplicar golpe da pirâmide com criptomoedas em Campos, no RJ | Norte Fluminense | G1

Disque Denúncia busca suspeitos de aplicar golpe da pirâmide com criptomoedas em Campos, no RJ
Disque Denúncia busca suspeitos de aplicar golpe da pirâmide com criptomoedas em Campos, no RJ

Disque Denúncia busca suspeitos de aplicar golpe da pirâmide com criptomoedas em Campos, no RJ

De acordo com a Polícia, o grupo agia desde o ano de 2016, aplicando supostos golpes envolvendo investimentos no mercado financeiro.

Por g1 — Campos dos Goytacazes

31/10/2023 13h56 Atualizado 31/10/2023

1 de 1 Disque Denúncia divulgou fotos de grupo suspeito de aplicar golpe financeiro — Foto: Disque Denúncia/Polícia Civil

Disque Denúncia divulgou fotos de grupo suspeito de aplicar golpe financeiro — Foto: Disque Denúncia/Polícia Civil

O Disque Denúncia divulgou neste domingo (29) um cartaz buscando informações que auxiliem na prisão de Ana Cláudia Carvalho Contildes, de 39 anos; Gilson André Braga dos Santos, de 42 e Ana Paula Contildes Marinho, de 21.

Eles são suspeitos, segundo inquérito instaurado pela 134ª Delegacia de Polícia de Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio, de fazerem parte de uma suposta organização criminosa voltada para a prática de estelionato por meio de criptomoedas, as chamadas pirâmides financeiras, que atua em Campos.

Na última quarta-feira (25), o Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), em ação conjunta com a 134ª DP, deflagrou a operação "Príncipe do BitCoin" para prender integrantes da possível organização criminosa.

De acordo com as investigações, o grupo agia desde o ano de 2016 aplicando golpes envolvendo investimentos no mercado financeiro. Por meio de uma empresa de consultoria foram feitas mais de 43 vítimas com a promessa de retorno altíssimo e fixo para o investimento aplicado.

Investigações do Gaeco/MPRJ também revelaram que uma outra empresa foi criada pelos mesmos suspeitos para dar continuidade ao suposto esquema. 

Neste sábado (28), Gilson Ramos Vianna, um quarto suspeito, foi preso por policias penais da subsecretária de Inteligência da Seap/RJ, agentes do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Segundo as investigações, Gilson integrava a área de tecnologia da informação da possível organização criminosa. Ele atuava simulando contas e fazendo a captação de clientes que seriam vítimas do crime, de acordo com a Polícia.

Gilson André, Ana Paula e Ana Claudia foram indiciados pelo MPRJ e tiveram seus mandados de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Campos de Goytacazes.

As autoridades pedem que informações sobre a localização dos suspeitos sejam informadas ao Disque Denúncia, de forma anônima. O telefones da Central de atendimento, são: (021) 2253 1177 ou 0300-253-1177. Outra opção é o WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (anonimizado se refere a técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa). Há ainda o aplicativo do Disque Denúncia RJ.