Dólar opera em baixa, com exterior positivo e expectativas pelo arcabouço fiscal | Economia | G1

1 de 1 Cédulas de dólar — Foto: bearfotos/Freepik

Cédulas de dólar — Foto: bearfotos/Freepik

O dólar opera em baixa nesta terça-feira (22), acompanhando o bom humor do exterior, que vive um dia positivo impulsionado pelo otimismo com o setor de tecnologia.

Além disso, no Brasil, as expectativas são de que o texto do novo arcabouço fiscal seja votado nos próximos dias na Câmara dos Deputados, o que traz mais tranquilidade aos investidores.

Às 09h30, a moeda norte-americana caía 0,68%, cotada a R$ 4,9442. Veja mais cotações.

No dia anterior, o dólar encerrou o pregão com alta de 0,22%, vendido a R$ 4,9781. Com o resultado, a moeda passou a acumular:

  • altas de 0,22% na semana e de 5,27% no mês;
  • recuo de 5,68% no ano.

O que está mexendo com os mercados?

Depois de mais um pregão marcado pela aversão ao risco na véspera, os mercados globais amanheceram mais otimistas, animados com o setor de tecnologia.

Investidores estão na expectativa pela divulgação do balanço corporativo do segundo trimestre da Nvidia, fabricante de peças de computador e uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. As projeções são bastante positivas, por conta do avanço da inteligência artificial, e os resultados, se concretizados, podem puxar todo o setor.

Já no Brasil, o destaque continua com o cenário político, com o mercado aguardando a votação do novo arcabouço fiscal pela Câmara.

Segundo o deputado Cláudio Cajado, relator da proposta, os parlamentares devem se reunir ainda nesta terça e a votação pode acontecer hoje mesmo ou, no máximo, amanhã. O texto é prioritário para a equipe econômica do governo e foi aprovado pelo Senado há dois meses com mudanças, o que obriga o retorno da proposta para mais uma votação pela Câmara.

No entanto, as negociações perderam o ritmo nas últimas semanas, adicionando volatilidade ao mercado. Investidores estão na expectativa por essa aprovação porque a nova regra fiscal deve trazer maior controle aos gastos públicos, o que ajuda a controlar a inflação.

Ao longo da semana, outras divulgações importantes estão marcadas, com destaque para o Índices de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, aqui no Brasil, e alguns dados de atividade econômica nos Estados Unidos e na Europa.

Também ocorre nesta semana, entre os dias 24 e 26, o Simpósio de Jackson Hole. Esse é um dos eventos de economia mais importantes do mundo, que acontece todo ano nos Estados Unidos e reúne diversas autoridades e figuras importantes para discutir sobre os rumos da maior economia do mundo.

Entenda o que faz o dólar subir ou descer