Drywall, começa a ganhar espaço na construção e decoração no Brasil

Drywall começa a ganhar espaço na construção e na decoração no Brasil
Drywall começa a ganhar espaço na construção e na decoração no Brasil

Já consolidada nos mercados norte-americano e europeu, o drywall, começa a ganhar espaço na construção civil e projetos de decoração no Brasil. O sistema é constituído por chapas de gesso acartonadas aparafusadas em estruturas de aço galvanizado. Parece algo complexo, mas é exatamente o oposto. O drywall é a obtenção de uma maior aceitação, devido à praticidade na instalação, fácil manutenção e versatilidade. Como ele ainda não ganhou muita popularidade, o preço ainda pode ser uma barreira no país, principalmente porque requer mão de obra especializada. No entanto, a facilidade de instalação faz com que o tempo de serviço a ser reduzida e a obra a ser mais limpo, pois é um material que gera menos resídios.

+Baixe o Aplicativo do do-it-yourself do ZAP em Casa

+ Siga o nosso perfil no Pinterest

O drywall emerge como uma prática em construção e design de interiores. “Por ser um material leve, pode ser adicionado na estrutura de um edifício, sem grandes problemas”, afirma o arquiteto Vanessa Gomes, office Mucam Arquitetura. Ela explica que o sistema de construção por perfis metálicos e chapas de gesso acartonado. “Ele tem como vantagens o fácil manuseamento, armazenamento, agilidade e limpeza na execução, pois produz muito menos resíduos”, diz ele, acrescentando depois que a alvenaria tradicional produz cerca de 20% dos resíduos, enquanto que a parede de gesso acartonado, produz apenas 5%.

(Foto: Shutterstock)

Fácil manutenção e reparos também entram na lista de pontos positivos, para além da qualidade de acabamento liso e a facilidade para aplicar vários tipos de acabamentos, tais como pintura, textura, cerâmica de revestimento e papel de parede. “O drywall é capaz de dar um ganho na área útil do ambiente devido à reduzida espessura das paredes”, afirma o arquiteto Ira Olivera. Justamente por ser mais fino do que as paredes do tradicional, o material é muito adequado para partições. “E, mesmo assim, ele consegue garantir um bom isolamento acústico e térmico”, acrescenta o arquiteto do escritório Raiva Oliveira Arquitetura e Interiores.

drywall(Foto: Shutterstock)

Na decoração, o método ainda tem muitos usos. “Pode ser usada para bloqueios, quando você quer esconder vigas ou pilares, criando nichos, prateleiras, tectos baixos, formando uma iluminação diferenciada, elaboração de painéis, retas ou curvas, entre outras possibilidades, criando efeitos surpreendentes”, diz Vanessa Gomes. O drywall também provou ser uma excelente solução para ambientes comerciais. “É muito apropriado para este contexto, sendo capaz de substituir paredes de alvenaria tradicional, ou blocos de gesso, vencer grandes vãos de forros, molduras, colunas, ocultar tubulações, isolar ambientes de acústica e termicamente, com a conveniência e a velocidade necessária para a empresa”, lista de Ira Oliveira.

Na hora de escolher o tipo de placa de gesso que vai ser usado, é preciso estar atento ao ambiente em que ele será instalado. “Existem três tipos de cartões disponíveis no mercado e que devem ser escolhidos de acordo com seu uso. O standard (ST), que é mais comum, deve ser usado em área seca. Green (reino UNIDO), é resistente à umidade e pode ser usado em cozinhas e casas-de-banho, mas não é recomendado para fachadas, porque ele não suporta o clima. E o RF é resistente ao fogo e serve para áreas com risco de incêndio”, enumera Vanessa Gomes.

drywall(Foto: Shutterstock)

Uma preocupação relaciona-se à capacidade de drywall para suportar o peso. “As paredes são frágeis para suportar o peso, tais como prateleiras, móveis e pinturas, porque, em função de onde está o furo, você pode pegar a parte que é apenas a faceta de gesso e o elenco, que não pode gerar um bom apoio”, diz o arquiteto Claudé Pessoa, office Claudé Pessoa de Arquitetura e Ambientação. No entanto, existem maneiras de fazer com o gesso mais resistente a supotar mais peso. “Se você quer pendurar um quadro, você deve usar parafusos e buchas específicas para este material. Objectos mais pesados podem ser anexados os perfis metálicos”, explica Vanessa Gomes. Mas, se é necessário para o suporte a objetos mais pesados, tais como televisão, você precisa ser cuidadoso ao fazer o bom reforços no projeto. “Estes reforços são feitas de chapas de madeira ou de aço, fixado à estrutura metálica de perfis”, acrescenta.

drywall(Foto: Shutterstock)

+ Saiba como instalar parede drywall

+ Drywall é uma alternativa rápida e barata para dividir ambientes