É #FAKE imagem que mostra Torre Eiffel em chamas | Fato ou Fake | G1

É #FAKE imagem que mostra Torre Eiffel em chamas
É #FAKE imagem que mostra Torre Eiffel em chamas

É #FAKE imagem que mostra Torre Eiffel em chamas

Imagens em tempo real feitas de locais próximos e fotos publicadas nas redes sociais da Torre Eiffel mostram que publicações são falsas.

Por Roney Domingos, g1

24/01/2024 04h01 Atualizado 24/01/2024

Circulam nas redes sociais vídeos que mostram um incêndio na Torre Eiffel. É #FAKE.

Clique aqui para seguir o canal do Fato ou Fake no WhatsApp

2 de 3 — Foto: g1

— Foto: g1

Uma publicação no TikTok em 21 de janeiro de 2024 mostra o vídeo, acompanhado de legenda em português: "Torre Eiffel pegou fogo e não realizei o sonho de ir lá".

Uma busca no TikTok pela expressão "Eiffel" mostra vídeos do monumento em chamas publicados nas primeiras semanas de janeiro; são centenas de milhares de visualizações, com legendas em vários outros idiomas. Alguns perfis assumem que as imagens são falsas, criadas por inteligência artificial.

Não é verdade que a Torre Eiffel pegou fogo em janeiro de 2024. Câmeras com transmissão ao vivo instaladas em prédios próximos mostram que o monumento permanece intacto. Uma busca avançada pela palavra Eiffel nos perfis oficiais da polícia e dos Bombeiros no X não retorna com qualquer relato de incêndio na torre.

O perfil da Torre Eiffel no Instagram mostra fotos do monumento sob a neve tiradas em 18 de janeiro de 2024, sem qualquer menção a um suposto incêndio. Os perfis no X e no Facebook mostram em 20 de janeiro um convite para que visitantes comprem ingressos para a torre —e que dão direito a uma taça de champanhe durante a visita ao segundo andar.

No site da Torre Eiffel há uma nota publicada em dezembro segundo a qual a torre está sendo submetida a obras de manutenção e renovação, no último andar, até 9 de fevereiro. Não há menção a incêndio.

3 de 3 É #FAKE imagem que mostra Torre Eiffel em chamas — Foto: Reprodução

É #FAKE imagem que mostra Torre Eiffel em chamas — Foto: Reprodução

Fato ou Fake Explica:

5 vídeos

Veja também

Anterior Próximo