Candidato a processo seletivo da Prefeitura de Macaé é imobilizado e arrastado por guardas
“Me senti humilhado”, disse o candidato Adailson Barcelos, que foi imobilizado e arrastado por guardas municipais na fila de um processo seletivo realizado pela Prefeitura de Macaé, no interior do Rio, na quarta-feira (10). A cena (vídeo acima) foi registrada por pessoas que estavam no local.
O caso aconteceu quando os agentes pediram que ele saísse da fila, aparentemente, sem motivo. Adailson conta que no momento em que foi questionado pelos guardas escutava as reclamações feitas por uma mulher sobre a desorganização do processo.
“Eles me perguntaram se eu estava com algum problema, eu disse que não e pediram para eu sair. Foi humilhante… Você quer um emprego e isso acontece… Você é vítima e ainda se sente errado”, relata Adailson, que era o terceiro da fila.
A Prefeitura de Macaé, responsável pelo processo seletivo, instaurou um procedimento próprio para apurar a conduta dos agente e disse que, caso tenha havido “excesso”, serão aplicadas as sanções cabíveis.
Vídeo mostra a confusão
Nas imagens é possível ver Adailson com as mãos para trás dizendo que não sairia do local. Ele recebe uma “gravata” de um dos guardas e é jogado no chão. É possível escutar uma das pessoas gritando que ele não tinha feito nada.
Adailson conta que inicialmente a divulgação direcionava os candidatos para a Cidade Universitária, mas o local foi mudado na última hora. Ele e grande parte dos interessados nas vagas de emprego não viram a alteração publicada no portal da prefeitura.
Ele chegou a dar carona para algumas pessoas que também foram para o local errado, que fica a cerca de 16 Km do Centro de Convenções, onde acontecia o atendimento.
Sentimento de medo e humilhação
Segundo Adailson, os guardas não tinham identificação e pediram que ele fosse até uma sala separada. Ele se recusou.
“Eu finalizei o meu processo e fui para casa correndo, com muito medo”, diz ele.
Ao saber que o caso tinha ido parar nas redes sociais ele foi até a 128ª Delegacia de Polícia, onde registrou ocorrência por lesão corporal.
O G1 entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda informações sobre as investigações.
“É um constrangimento enorme. Eu sou cidadão de Macaé, isso é uma injustiça”, disse ele.
Confira a nota da Prefeitura na íntegra
“Foi instaurado procedimento próprio para apuração das condutas dos agente envolvidos. Em caso de comprovação de excesso, considerando as circunstâncias agravantes e atenuantes do caso concreto, serão aplicadas as sanções administrativas cabíveis. Hoje foi nomeado o novo corregedor da Secretaria de Ordem Pública, Ruchester Marreiros Barbosa, ele irá conduzir esse processo”, disse em nota.
* Estagiária sob supervisão de Fernanda Soares.
Veja outras notícias da região no G1 Região dos Lagos.
Deixe um comentário