1 de 1 Ibovespa — Foto: Pixabay
Ibovespa — Foto: Pixabay
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda de 0,06%, aos 116.099 pontos, por volta das 10h08 (horário de Brasília), nesta segunda-feira (28).
O mercado repercute a agenda política, enquanto digere o Boletim Focus, publicado nesta manhã. A previsão de inflação em 2023 se manteve em 4,9%, após alta na última semana – a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) segue acima do teto da meta (entre 1,75% e 4,75%).
Na última sexta, o Ibovespa fechou em 1,02%, aos 115.837 pontos. Com o resultado, o índice passou a acumular:
- alta de 0,37% entre os dias 21 e 25 de agosto;
- queda de 5,01 no mês;
- e ganho de 5,56% no ano.
No mercado cambial, o dólar recuou 0,10% no final da semana passada, vendido a R$ 4,8750. Veja mais cotações.
O que está mexendo com os mercados?
No radar do mercado está a possível definição da reforma ministerial nesta semana para acomodar o Centrão e fortalecer a base de apoio de Lula no Congresso "para então aprovar as matérias da agenda econômica", diz Alvaro Frasson, economista do BTG Pactual.
Por exemplo, o Senado deve votar na quarta-feira (30) o projeto do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) – considerado pelo governo uma das principais medidas para contornar o déficit primário do governo federal neste ano, de R$ 231,5 bilhões.
Já na agenda doméstica, o boletim Focus, do Banco Central, mostra que os economistas do mercado financeiro aumentaram a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto em 2023 para 2,31%. A previsão anterior era de 2,29%. Para 2024, a projeção é de alta de 1,33%
A previsão de inflação em 2023, por sua vez, se manteve em 4,9%, após alta na última semana. A estimativa para 2024 aumentou de 3,86% para 3,87%. Em 2025 e 2026, o indicador permanece em 3,5%. E a expectativa da taxa básica de juros, a Selic, permaneceu em 11,75% para 2023. Já para 2024 a estimativa continua em 9% no ano.
Outro ponto de atenção para os investidores é o mercado imobiliário chinês – o mais importante para a atividade da segunda maior economia do mundo. Com a piora da crise, empresas do setor de siderurgia e mineração são prejudicadas pela falta de demanda chinesa, como a Vale (VALE3).
Dado que a companhia tem um peso de 12,53% no índice, a expectativa de deterioração na cotação da ação pode interferir no Ibovespa, acredita Pedro Canto, analista da CM Capital. Em um mês, o papel caiu 8,22%.
Leia também:
Os Estados Unidos, por sua vez, divulgam resultados do PIB do 2º trimestre nesta semana, na quarta-feira. Também estão na lista de divulgações o deflator dos gastos do consumidor de julho na quinta-feira e resultados do mercado de trabalho de agosto na sexta-feira.