Projeto em Macaé, RJ, oferece banho de mar assistido a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Iniciativa, lançada neste domingo, disponibiliza serviço aos domingos até o mês de março, de 9h às 14h, na praia do Hollywood, no Cavaleiros.
Por g1 — Macaé
11/12/2023 12h05 Atualizado 11/12/2023
A 8ª edição do projeto "Macaé verão para todos”, lançada neste domingo (10), está disponibilizando banho de mar assistido a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida na praia de Hollywood, no Cavaleiros, em Macaé no Norte Fluminense.
O serviço é oferecido aos domingo, das 9h às 14h, até o mês de março. De acordo com o cronograma, a próxima atividade será no dia 17 de dezembro (próximo domingo) e será retomada no dia 7 de janeiro.
Além do banho de mar, o projeto ainda oferece, na Lagoa de Imboassica, sempre no último domingo de cada mês, a prática de stand up paddle adaptado.
O "Macaé verão para todos" é uma ação da Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil.
Marcelo é cadeirante há 10 anos e conseguiu voltar a tomar banho de mar por meio dessa ação.
“Fico emocionado de ter essa oportunidade de entrar no mar. É difícil segurar o choro”, disse.
Fábio Alves, amigo de Marcelo, também chegou cedo para aproveitar o banho de mar neste domingo.
“Por mim esse projeto aconteceria durante todo ano. Sentir a areia da praia e a água gelada no corpo é uma sensação extraordinária. Isso me faz tão bem”, falou Fábio.
Estrutura
3 de 3 Banhistas com deficiência tem até março para aproveitar serviço de banho de mar assistido em Macaé — Foto: Ana Chaffin/Prefeitura de Macaé
Banhistas com deficiência tem até março para aproveitar serviço de banho de mar assistido em Macaé — Foto: Ana Chaffin/Prefeitura de Macaé
O projeto conta com duas cadeiras anfíbias, que atendem a pessoas com dificuldades de locomoção. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.
O agente da Defesa Civil, Rodrigo Costa, explica que cerca de oito agentes e voluntários atuam a cada domingo para atender os participantes.
“Uma tenda foi montada na praia de Hollywood, basta se apresentar e aproveitar o banho de mar”, pontuou.