MP apura se pulverização de agrotóxico em canavial está prejudicando hortas em SP | Globo Rural | G1

MP apura se pulverização de agrotóxico em canavial está prejudicando hortas em SP
MP apura se pulverização de agrotóxico em canavial está prejudicando hortas em SP

Produtores reclamam que pulverização de cana contamina hortas em SP

Produtores reclamam que pulverização de cana contamina hortas em SP

Pequenos produtores de Martinópolis, no Oeste de São Paulo, plantam e nada vinga. O Ministério Público está investigando se o problema é causado pela pulverização de agrotóxicos em um canavial vizinho.

Os produtores começaram a notar que as folhas ficaram amareladas e murchas, os frutos pequenos, e algumas plantas não se desenvolveram e até morreram. As hortas tinham como finalidade o consumo familiar e a venda na feira da cidade.

De início, os agricultores pensaram que alguma praga ou doença estava atacando as plantas, mas depois perceberam que os problemas começaram depois que uma área de cana de açúcar, que fica bem perto, foi pulverizada com aviões.

O Ministério Público está acompanhando a situação. Existe uma investigação em andamento, para apurar se há relação entre a pulverização e a perda da plantação e se houve dano ao meio ambiente.

Procurada, a Usina Monte Alegre, dona do canavial, não quis dar entrevista. A empresa afirmou em nota que tem ciência das reclamações, e que a pulverização é feira por uma empresa terceirizada. Também disse que está verificando se houve falhas. Se isso for comprovado, os produtores que tiveram prejuízos serão ressarcidos.

O Ministério Público ainda está aguardando os laudos.