Não faça isso em casa! – O Edu

Não faça isso em casa!   Do Edu
Não faça isso em casa! Do Edu

Este post é um manual de como NÃO reformar um móvel.

Tudo começou quando eu encontrei uma casa do jeito que eu estava procurando. Fechado o contrato, eu comecei a pensar sobre como mobiliar e decorar meu novo canto. Entre visitas e mais visitas em blogs de decoração, eu descobri que seria uma boa dar uma garimpada no topa tudo, e, quem sabe, encontrar algum móvel pedindo para ser ressuscitado.

Com isso na cabeça, mesmo antes de ligar o fato à casa, deixei ensandecido pelo topa tudo BH olhando para estes resultados. Uma bela manhã, eu encontrei uma cômoda, com o potencial.

imagem01-09-2018-20-09-28

De acordo com o vendedor, é um hotel confortável, novo, feito em sucupira, com garantia, nota e tudo mais. O preço? 120 reais. Ok, não o melhor preço do mundo, mas eu sou novo no ramo e eu já ter sido apenas encontrar um grande negócio. Com o visual do armário tudo na cabeça, fui para casa, eu decidi que o novo rosto da minha nova cômoda: o vermelho e as alças são o vermelho também.

A emoção foi tanta que a cômoda foi direto para a casa nova (que eu tinha não mudou ainda). E aí começou a sua transformação. Eu queria um vermelho mais fechado, ai decidi misturar tinta automotiva vermelho e preto, para obter a cor. Resultado: eu misturei mais do que devia, a tinta foi vinho, e havia um balde embora. Ainda tentei me consolar usando essa mistura, mas o resultado não foi dos melhores:

imagem01-09-2018-20-09-29

O uso de um segundo pode, desta vez, sem misturar alguns, percebi que o vermelho puro era realmente o que eu queria. Em seguida, comecei a pintar a cômoda. Foram 3 camadas, um monte de dor de cabeça e tchanananannn: a cômoda estava pronto, OU NÃO… O acabento foi terrível, algumas das gavetas foram lixentas e depois de um tempo a tinta começou a descascar.

imagem01-09-2018-20-09-30

Só então eu pesquisar e descobrir que eu, com o meu afobamento, eu fiz tudo errado e que, na verdade, a reforma protestante tinha tudo para ser uma porcaria. Para que isso não aconteça com você, aqui estão algumas dicas para antes de sair na emoção pintando tudo o que você ver pela frente:

– Areia de todo o móvel, remover imperfeições, verniz ou tinta velha;– Uso de massa para madeira para unificar toda a superfície e corrigir imperfeições;– Dar uma demão de base para a pintura (que ajuda na fixação);– Roll tem um acabamento melhor que o pincel;– Entre as camadas de cor que você definir, sempre lixe a peça de mobiliário para padronizar o corante;– O tempo entre demãos é de horas (minutos, como as pessoas pensam);– Quando você terminar de pintar, use verniz para fixar a tinta e acabamento (fosco ou brilho)

AQUI, Thalita do Casa de Colorir, dá dicas preciosas sobre reforma de móveis. Visite para mais dicas.

Agora todo mundo já sabe né? Menos ansiedade e mais cuidado na hora de reformar ou restaurar seus móveis. Como para a (in)peito de gavetas, eu não desisti dela não, muito pelo contrário. Em breve, ela vai ficar lindona e eu posto aqui para vocês!