'Nós nos afastamos, só que não deu tempo', conta cinegrafista agredido por apoiador de Roberto Jefferson após deixar a UTI; vídeo | Região Serrana | G1

'Nós nos afastamos, só que não deu tempo', conta cinegrafista agredido por apoiador de Roberto Jefferson após deixar a UTI; vídeo
'Nós nos afastamos, só que não deu tempo', conta cinegrafista agredido por apoiador de Roberto Jefferson após deixar a UTI; vídeo

imagem27-10-2022-12-10-43

‘Nós nos afastamos, só que não deu tempo’, conta cinegrafista agredido

O cinegrafista Rogério de Paula, de 59 anos, atacado neste domingo (23) por um apoiador de Roberto Jefferson, saiu da UTI nesta segunda-feira (24) e gravou um vídeo sobre o ataque. O agressor, Diogo Lincoln Resende, é investigado e foi exonerado do cargo que ocupava na câmara de Três Rios.

"Nós fizemos todos os nossos protocolos, de não ficar muito perto das pessoas, nos afastamos, só que, não deu tempo. Saímos de lá, mas quando a gente virou de costas, fomos agredidos", disse Rogério.

1 de 1 Rogério de Paula é cinegrafista há mais de 30 anos — Foto: Arquivo Pessoal

Rogério de Paula é cinegrafista há mais de 30 anos — Foto: Arquivo Pessoal

Rogério estava acompanhado de um repórter e cobriam neste domingo (23) a prisão do ex-deputado, que teve a prisão domiciliar revogada. Ao longo da ação, apoiadores se aglomeravam na frente da casa de Roberto Jefferson e em vários momentos hostilizaram a imprensa. De acordo com Rogério, ele e o repórter se afastaram do grupo ao serem ameaçados, mas ainda assim acabou agredido.

"Como nós viramos de costas, eu senti um empurrão por trás e um soco na câmera. A câmera bateu na minha cabeça, eu fiquei um pouco zonzo e caí", explicou.

O profissional estava de costas quando foi surpreendido por um chute e um soco. A agressão foi flagrada em vídeos por moradores. (Veja o vídeo abaixo)

Cinegrafista é agredido por simpatizantes de Roberto Jefferson e Bolsonaro

Cinegrafista é agredido por simpatizantes de Roberto Jefferson e Bolsonaro

Com a agressão, Rogério teve um princípio de convulsão. Ele já havia operado no mesmo local em que foi atingido, o que gerou maior preocupação. Ele teve de ser socorrido ao hospital e permaneceu até esta manhã na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Agora, foi encaminhado ao quarto, mas permanece sob cuidados médicos. A previsão é de que ele receba alta nesta terça-feira (25).

No vídeo, ainda disse que está se recuperando. "Daqui a pouco eu estou de volta", disse.

Rogério completou 31 anos na afiliada da TV Globo em Petrópolis na última semana e, neste sábado (22), teve seu premiado documentário “14 Bis-Voando pela História", exibido no Festival de Cinema de Petrópolis. Ele também recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo em 2011 pela cobertura da tragédia que atingiu a Região Serrana no mesmo ano.

Investigação

O caso está sendo investigado como lesão corporal pela Polícia Civil. Com as imagens, o agressor Diogo Linconl Resende foi identificado. Ele atuava como assessor na câmara de Três Rios há pelo menos cinco anos e atualmente ocupava o cargo de assessor de um vereador.

Com a repercussão do caso, a câmara informou nesta segunda-feira (24) que ele havia sido exonerado.

A Polícia Civil informou que, ainda no domingo, fez buscas por ele, mas que não havia sido encontrado. Ele deve ser acionado para prestar esclarecimentos ainda nesta segunda.

A polícia ainda informou que foi até o hospital após a saída da UTI para colher o depoimento de Rogério. O repórter Carlos Miranda, que estava acompanhando o cinegrafista, foi ouvido ainda no domingo.

Repercussão

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e os Sindicatos de Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro divulgaram nota de repúdio após ataque sofrido pelo cinegrafista Rogério de Paula.

A Inter TV, afiliada da Globo, também emitiu nota destacando que “a agressão covarde ao cinegrafista Rogério de Paula é um atentado ao direito democrático de informar. Rogério, um profissional premiado e com mais de 30 anos de empresa, foi atingido pelas costas enquanto trabalhava. A Rede Inter TV, afiliada Globo, está dando todo o apoio ao seu profissional e vai buscar na Justiça a punição aos agressores”.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.