Operação contra o tráfico de drogas prende 20 pessoas em São Francisco de Itabapoana | Norte Fluminense | G1

Operação contra o tráfico de drogas prende 20 pessoas em São Francisco de Itabapoana
Operação contra o tráfico de drogas prende 20 pessoas em São Francisco de Itabapoana

Polícia cumpriu 20 mandados de prisão em São Francisco de Itabapoana

Polícia cumpriu 20 mandados de prisão em São Francisco de Itabapoana

Uma operação contra o tráfico de drogas no município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão, além de três menores apreendidos.

Batizada de operação Loop, a ação foi realizada em conjunto entre Ministério Público do Rio de Janeiro e Polícias Civil e Militar nesta quarta-feira (21). Os resultados foram divulgados nesta quinta (22), durante entrevista coletiva.

1 de 1 Delegada Ivana Morgado, da 147ª DP, e o Capitão Wanderson Soares, chefe de planejamento do 8º BPM — Foto: João Villa Real/Inter TV

Delegada Ivana Morgado, da 147ª DP, e o Capitão Wanderson Soares, chefe de planejamento do 8º BPM — Foto: João Villa Real/Inter TV

Os presos são investigados por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e tortura. Todos seriam da mesma facção criminosa.

Além dos suspeitos capturados, os agentes também apreenderam nove armas, incluindo uma submetralhadora, 500 munições, além de drogas e celulares.

"Além dessa investigação, temos outras paralelas, principalmente por homicídio, que é o nosso principal foco no município", afirmou Ivana Morgado, delegada titular da 147ª DP, responsável pela operação.

"As armas apreendidas serão encaminhadas para a perícia, na expectativa de resolver alguns homicídios em São Francisco", completou a delegada.

Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), de janeiro a outubro de 2022, São Francisco de Itabapoana registrou 34 homicídios, três a mais que o mesmo período do ano passado.

De acordo com as autoridades, o objetivo foi enfraquecer uma das duas quadrilhas que controlam o tráfico de drogas no município, e assim, conter as guerras entre ambas as facções.

"Eu acho que a gente quebrou as pernas dessa facção. E a gente vai continuar em cima não só dessa, mas também da rival também. Nós sabemos quem são as pontas, então estamos atentos. O trabalho de investigação vai continuar", disse a delegada.

Planejamento para o verão

O 8º Batalhão da PMERJ também anunciou reforço no policiamento do município durante o período do verão.

"Já estamos com o plano praticamente traçado pro verão. Só falta acertar alguns detalhes. Em São Francisco também haverá uma programação de shows, então nosso foco é esse, além de toda a movimentação nas praias de Guaxindiba e Santa Clara", afirmou o Capitão Wanderson Soares, chefe de planejamento do 8º BPM.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.