PF cria pré-cadastro pela internet para agilizar entrada de turistas no Brasil por fronteiras terrestres e marítimas | Política | G1

PF cria pré cadastro pela internet para agilizar entrada de turistas no Brasil por fronteiras terrestres e marítimas
PF cria pré cadastro pela internet para agilizar entrada de turistas no Brasil por fronteiras terrestres e marítimas

PF cria pré-cadastro pela internet para agilizar entrada de turistas no Brasil por fronteiras terrestres e marítimas

Nova ferramenta visa diminuir as filas na alta temporada e também pode ser usada por brasileiros que vão voltar ao país. PF já registrou mais de 4,7 milhões de entradas em 2023.

Por Reynaldo Turollo Jr, g1 — Brasília

30/11/2023 04h01 Atualizado 30/11/2023

  • Turistas estranheiros e brasileiros que esteja foram do país, agora, vão poder preencher um pré-cadastro migratório pela internet.

  • Esse pré-cadastro pode ser feito até cinco dias antes da data de chegada ao país e agiliza a chegada, para evitar filas.

  • Desde a semana passada, esse recurso está disponível no portal do governo. O mecanismo foi implantado pela Polícia Federal.

  • Após preenchimento do pré-cadastro, viajante receberá um QR Code.

  • Servidor da migração vai ler o QR Code e conferir o documento, sem precisar digitar os dados, o que economiza tempo.

Turistas estranheiros e brasileiros que esteja foram do país, agora, vão poder preencher um pré-cadastro migratório pela internet.

Esse pré-cadastro pode ser feito até cinco dias antes da data de chegada ao país e agiliza a chegada, para evitar filas.

Desde a semana passada, esse recurso está disponível no portal do governo. O mecanismo foi implantado pela Polícia Federal.

Após preenchimento do pré-cadastro, viajante receberá um QR Code.

Servidor da migração vai ler o QR Code e conferir o documento, sem precisar digitar os dados, o que economiza tempo.

Turistas estrangeiros que planejem entrar no Brasil pelas fronteiras terrestres e marítimas (em cruzeiros) têm a opção, desde a semana passada, de fazer pela internet um pré-cadastro migratório para agilizar sua chegada e evitar filas.

Brasileiros que estejam fora do país também podem preencher o pré-cadastro para acelerar o atendimento nos pontos de controle migratório na hora da entrada. O preenchimento pode ser feito até cinco dias antes da data da chegada ao país.

A medida foi implementada pela Coordenação-Geral de Polícia de Migração, da Polícia Federal, com vistas à alta temporada do turismo no Brasil, a partir de dezembro. Nessa época, longas filas de turistas costumam se formar nas fronteiras terrestres, sobretudo na região Sul, como em Uruguaiana (RS) e Foz do Iguaçu (PR).

O pré-cadastro pode ser feito pelo endereço https://www.gov.br/pt-br/servicos/pre-cadastro-migratorio, em português, espanhol ou inglês.

Após o envio dos dados — como nome, data da entrada, número do documento, país de origem —, o viajante recebe um QR Code para ser apresentado em formato impresso ou na tela do celular nos pontos de controle migratório.

O servidor da migração vai ler o QR Code e conferir o documento, sem precisar digitar os dados, o que economiza tempo. Além disso, o viajante que tiver feito o pré-cadastro poderá entrar em uma fila exclusiva, mais rápida.

5 milhões de entradas

De 1º de janeiro deste ano até terça-feira (28), a PF registrou quase 3,9 milhões de entradas no país pelas fronteiras terrestres. Já pelas fronteiras marítimas, foram 835 mil entradas no mesmo período.

A expectativa da PF é que as entradas por pontos terrestres ou marítimos cheguem a 5 milhões até o fim do ano.

Segundo o delegado da PF Marinho da Silva Rezende Junior, chefe da Coordenação-Geral de Polícia de Migração, o pré-cadastro já foi testado nos pontos de controle migratório do Rio Grande do Sul e diminuiu o tempo de espera dos viajantes em até sete vezes.

Pelo mundo

A União Europeia também prevê implantar um tipo de pré-cadastro para turistas que desejem visitar os países do bloco. O novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias), que estava previsto para este ano, foi adiado para 2025.

A diferença do modelo europeu para o brasileiro é que, a partir de uma análise do perfil do viajante, a entrada na União Europeia poderá ser recusada previamente. O Etias vai funcionar como uma permissão online. Já o pré-cadastro brasileiro não negará nenhuma entrada previamente, segundo a PF.