Pompeo e espada. Guterres: a reunião, após a aprovação do Conselho de direitos humanos | exame

Pompeo e Guterres: reunião após EUA saírem do Conselho de Direitos Humanos
Pompeo e Guterres: reunião após EUA saírem do Conselho de Direitos Humanos

Mike Pompeo atender ministros de vários países para defender a liberdade religiosa (Maria F. Calvert/Reuters)

Washington – Estados Unidos Secretário de estado, Mike Pompeo, o Secretário-Geral das Nações Unidas,Antonio Guterres, e a avaliação deste sábado, o processo de diálogo com a Coreia do Norte e a questão do Oriente Médio, especialmente os conflitos no Iêmen e na Síria, durante uma reunião em Washington.

O Ministério dos negócios Estrangeiros, declarou em um comunicado de imprensa o conteúdo da reunião, que foi realizada após a retirada dos EUA do Conselho de direitos humanos das Nações Unidas.

Ambos falavam sobre o Oriente Médio, o conflito na Líbia e os esforços para iniciar o processo de desnuclearização da Coreia do Norte, bem como das “estrelas” da cimeira histórica em Singapura, entre o Presidente dos EUA, Donald Trump, o líder Norte-coreano Kim Jong-un.

Além disso, Pompeo e Guterres concordaram sobre a necessidade de “priorizar” a chegada de ajuda humanitária para a Síria, Iêmen.

O encontro acontece após a visita de antónio Guterres para a Rússia esta semana, onde ele se reuniu com o Presidente Vladimir Putin, e o Ministro dos negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.

Na reunião que vem depois de Pompeu e o Embaixador para as Nações Unidas, Nikki Haley, anunciou esta semana a saída dos Estados Unidos do Conselho de direitos humanos da resolução criticado pela comunidade internacional e as Nações Unidas, chamado de “decepcionante, mas não surpreendente.”

Nikki justificou esta decisão por “o desafio é crônica” Conselho contra Israel a partir do reconhecimento das Nações Unidas de países como China, Venezuela, Cuba, República Democrática do Congo, que sua decisão “não respeitar” os direitos humanos devem ser excluídos.