Reajuste nas aposentadorias do INSS pode variar conforme data de início do benefício; veja valores | Economia | G1

Reajuste nas aposentadorias do INSS pode variar conforme data de início do benefício; veja valores
Reajuste nas aposentadorias do INSS pode variar conforme data de início do benefício; veja valores

Reajuste nas aposentadorias do INSS pode variar conforme data de início do benefício; veja valores

Aposentadorias acima do salário mínimo que começaram a ser pagas no ano passado serão reajustadas segundo inflação do período entre a concessão do benefício e o fim de 2023.

Por Lais Carregosa, g1 — Brasília

12/01/2024 17h47 Atualizado 12/01/2024

  • Pensões e aposentadorias acima do salário mínimo concedidas até o fim de 2022 serão reajustadas em 3,71%, segundo publicação do governo federal nesta sexta-feira (12)

  • Se a pessoa começou a receber o benefício em 2023, o aumento será igual à inflação do período entre a concessão do benefício e dezembro do ano passado

  • O escritório RCS Advogados Associados calculou o reajuste conforme o mês de início do recebimento da aposentadoria ou pensão

  • Os reajustes são calculados conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

  • Em 2023, o INPC subiu 3,71%, a menor variação desde 2018

  • Portanto, será o menor reajuste para os benefícios do INSS acima do mínimo desde 2019

Pensões e aposentadorias acima do salário mínimo concedidas até o fim de 2022 serão reajustadas em 3,71%, segundo publicação do governo federal nesta sexta-feira (12)

Se a pessoa começou a receber o benefício em 2023, o aumento será igual à inflação do período entre a concessão do benefício e dezembro do ano passado

O escritório RCS Advogados Associados calculou o reajuste conforme o mês de início do recebimento da aposentadoria ou pensão

Os reajustes são calculados conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

Em 2023, o INPC subiu 3,71%, a menor variação desde 2018

Portanto, será o menor reajuste para os benefícios do INSS acima do mínimo desde 2019

1 de 1 Agência da Previdência Social; INSS — Foto: Divulgação

Agência da Previdência Social; INSS — Foto: Divulgação

O governo federal publicou nesta sexta-feira (12) o valor de reajuste das aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) acima do salário mínimo. O aumento será de 3,71%. O teto das aposentadorias passará a R$ 7.786.

Contudo, se a pessoa começou a receber o benefício em 2023, o aumento será igual à inflação do período entre a concessão do benefício e dezembro do ano passado.

Ou seja, se a pessoa começou a receber a aposentadoria em fevereiro, o reajuste corresponderá à inflação de fevereiro a dezembro de 2023. O indicador utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Já os benefícios concedidos antes de 2023 terão o reajuste integral, de 3,71%.

A pedido do g1, o escritório RCS Advogados Associados calculou o reajuste conforme o mês de início do recebimento da aposentadoria ou pensão (de janeiro a dezembro de 2023). Confira os valores:

Valor reajustado de acordo com mês de início do pagamento em 2023

Reajuste pela inflação

O valor do benefício acima do salário mínimo é reajustado anualmente pelo INPC, que acumulou alta de 3,71% de janeiro a dezembro de 2023. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (11).

Essa é a menor variação desde 2018 para o INPC e, portanto, será o menor reajuste para os benefícios acima do mínimo desde 2019 –os reajustes são com base no INPC do ano anterior.

O reajuste será aplicado a partir de 1º de fevereiro, quando os aposentados e pensionistas começam a receber os benefícios referentes a janeiro.

Atualmente, a Previdência atende a 39 milhões de beneficiários, dos quais 26 milhões recebem o salário mínimo, que será de R$ 1.412 em 2024.

Com inflação baixa, teto para aposentados do INSS terá menor reajuste desde 2019

Com inflação baixa, teto para aposentados do INSS terá menor reajuste desde 2019

Como consultar os valores

  • Central 135 – quem não tem acesso à internet pode ligar para 135, informar o número de CPF e confirmar algumas informações cadastrais. O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h
  • Site Meu INSS – basta acessar o endereço https://meu.inss.gov.br/, fazer login e clicar no serviço “Extrato de Pagamento”
  • Aplicativo Meu INSS – para ter acesso, é preciso baixar o aplicativo, disponível para Android e IOS, e fazer login

Veja também

Anterior Próximo