Telha de metro: metro tile é a tendência para decorar

Azulejo de metrô: subway tile é tendência para decorar
Azulejo de metrô: subway tile é tendência para decorar

Das maiores estações de metrô do mundo para a decoração da sua casa. O metrô de telha, telha ou do metrô, como foi batizado pelo revestimento estações nos eua e na europa o mais antigo meio de transporte, é retangular e branco com o reboco aparente. Esta opção tornou-se um clássico e saiu dos porões das estações de invadir a decoração da casa.

+Baixe o Aplicativo do do-it-yourself do ZAP em Casa

+ Siga o nosso perfil no Pinterest

A telha de metrô, dá ao ambiente um ar retro e, além disso, é a garantia ainda a simplicidade e a praticidade.

Há muitas opções para uso de telha de metrô, em que a decoração e a escolha vai depender de qual resultado é esperado. “É um tipo de revestimento que combina bem com mármore branco e de porcelana, e também com o clássico peças de mobiliário e decoração. Assim, é possível usá-lo tanto em áreas molhadas, como em salas de aula e em outros ambientes. Cai muito bem com piso de madeira padrão, cimentado e ladrilho hidráulico”, afirma o arquiteto Arthur Diniz.

azulejo de metroA telha de metrô, dá ao ambiente um ar retro e, além disso, é a garantia ainda a simplicidade e a praticidade (Foto: Shutterstock)

Com ele, é possível alcançar um ar de simplicidade ou até mesmo elegante. “Para obter um ar despretensioso, a característica decorações industriais, pode ser mesclado com pedaços de ferro, madeira e concreto aparente. Já o brilho, que é característica se destaca por ter alívio bisotê ou negrito que, combinado com a sua forma retangular, dar-lhe uma elegância sem igual. Para os apaixonados por ambientes de retro-são uma peça-chave”, completa Arthur.

A telha de metrô é o revestimento ideal para cozinhas e casas-de-banho , porque ela tem uma boa funcionalidade em ambientes molhados. Ele pode substituir as pastilhas para dar um estilo mais charmoso e retrô. Além disso, a telha de metrô é maior e pede para menos de argamassa, fazendo com que ele se acumule menos a sujeira e a limpeza é mais fácil. “Fácil instalação, manutenção e características técnicas, geralmente, são ideias para áreas molhadas, em lugar das tradicionais azulejos quadrados, e como uma alternativa para os porcelanatos. Mas é importante seguir rigorosamente as recomendações das argamassas e rejuntes indicados pelos fabricantes para não ter surpresas desagradáveis mais tarde”, diz o arquiteto.

Cozinha azulejo de metrôA telha de metrô é o revestimento ideal para cozinhas e banheiros, porque ele tem uma boa funcionalidade em ambientes úmidos (Foto: Shutterstock)

Outra questão que pesa a favor é a durabilidade. Primeiro, porque a telha de metro dura bem mais do que uma pintura ou papel de parede. A pintura suja mais e é mais suscetível a arranhões e manchas, enquanto o papel de parede pode começar a descascar com o tempo e precisam ser substituídas com mais frequência. E, além disso, o estilo é atemporal e dificilmente vai ficar entediado com a passagem do tempo. “Como um material cerâmico, e por sua grande durabilidade, apresenta vantagens em relação ao papel de parede e pintura, porque, para sua manutenção, é necessário apenas a limpeza. Além disso, somente em casos de reformas serão necessárias para a sua substituição. Em seguida, é recomendável que, no momento da compra, a adquirir uma quantidade para substituição no futuro”, diz Diniz.

Outro ponto positivo é a questão da limpeza. “Elas são fáceis de limpar: basta passar um pano úmido. Também pode ser usado um detergente neutro e escova com cerdas macias. Para sujeiras mais persistentes, evite utilizar produtos abrasivos. Recomenda-se sempre consultar o fabricante que irá indicar o melhor produto a ser utilizado”, acrescenta.

azulejo de metro banheiroOutra questão que pesa a favor é a durabilidade. Primeiro, porque a telha de metro dura bem mais do que uma pintura ou um papel de parede (Foto: Reprodução/Pinterest)

A telha de metrô permite várias maneiras de usar. O primeiro ponto é decidir se o revestimento vai ser usado na parede inteira ou apenas uma parte dele, como atrás da pia. Outra possibilidade é para o layout. A forma mais tradicional de uso é na horizontal, mas a telha de metrô pode ainda ser dispostos verticalmente, ou misto, dando um resultado mais ousado e original. “De toda forma, não precisa variar muito para o layout. Inclusive, a aplicação na horizontal ou vertical, ele oferece mais organização visual. Mas a escolha depende do efeito que se deseja obter, depois de tudo, é possível variar em muitos aspectos para a aplicação e obter originalidade”, diz o arquiteto.

E as possibilidades não param por aí. “Para um visual mais despojado, você pode adotar um esquema de alternância com azulejos claros e rejuntes em tons de grafite. Se você deseja obter um look mais elegante e atual, em seguida, você pode alinhar as telhas com rejuntes de cores próximas do revestimento. Se o objetivo é atingir um efeito retro, use uma peça de cor marcante, com rejunte na cor branca”, explica o arquiteto.

azulejo de metro cozinhaAs cores também oferecem muitas possibilidades. A telha de metrô tem o branco como sua tonalidade tradicional (Foto: Reprodução/Pinterest)

As cores também oferecem muitas possibilidades. A telha de metrô tem o branco como sua tonalidade tradicional, uma vez que é a forma como ele é comumente presentes em estações de metrô originalmente. No entanto, o mercado oferece uma variedade de cores. “É possível adotar a cor de sua preferência e você pode ousar com variações e deixar o ambiente com mais personalidade”, diz Arthur. No entanto, é necessário cuidado na escolha. “Por ter opaco de cor e de aspecto sólido, cuidar para que o efeito final não pesar no ambiente, portanto, dê preferência para cores claras. Mas é possível adotar uma cor viva, em uma das paredes, e na outra, para aplicar uma cor neutra ou branca”, conclui o arquiteto.

Confira algumas inspirações selecionado pelo ZAP em Casa, em parceria com o Pinterestpara usar o azulejo de metro na sua casa:

azulejo de metrô(Foto: IR.Pinterest.com.br)azulejo de metrô (Foto: IR.Pinterest.com.br)azulejo de metrô(Foto: IR.Pinterest.com.br)ass=”aligncenter size-full wp-image-1327″ src=”http://corretoraideal.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/06/azulejo-de-metro-4.jpeg” alt=”azulejos de metrô” width=”800″ height=”400″ />(Foto: IR.PInterest.com.br)azulejo de metrô(Foto: IR.Pinterest.com.br)

+ De vinil, fibra de vidro ou de cerâmica? Veja as vantagens de cada tipo de piscina

+ Ver 22 dicas para mudar a cara da telha da sua casa

+ Telhas: swap, aplicar o novo sobre o velho, ou pintar?

+ Lado a lado, o plástico é a alternativa para mudar a decoração

+ Veja dicas para transformar azulejos antigos com tinta ou adesivos