África nenhuma seleção na Fase 2 Cobb desde 1982 | exame

África fica sem seleção em uma 2ª fase de Copa desde 1982
África fica sem seleção em uma 2ª fase de Copa desde 1982

Senegal precisa para vencer a Colômbia, para acompanhamento da concorrência (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

São Paulo – o continente Africano vai ser sem um representante na segunda fase da Copa do Mundo pela primeira vez desde 1982 Edição do torneio realizada em Espanha. Na ocasião, Argélia, Camarões sofreu um abandono, o que se repetiu na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, com a queda do Egito, Marrocos, Tunísia, Nigéria, Senegal.

Em 1982, a Argélia mesmo de começar a campanha com uma surpresa a vitória por 1 a 0 sobre a Alemanha Ocidental, mas perdeu para a Áustria no segundo jogo por 2 a 0, e terminou com uma vitória de 3 a 2 sobre o Chile. Na última rodada de jogos no Grupo 2 não foram ao mesmo tempo, o que favoreceu as equipas Europeias de frente para o outro após a última participação da Argélia na chave.

No episódio que ficou conhecido como a “vergonha de Gijon”, a cidade espanhola onde o jogo aconteceu para a Alemanha Ocidental abriu o placar contra a Áustria, em 10 minutos do primeiro tempo e muito pouco aconteceu no jogo depois. Placar de 1 a 0 foi o suficiente para drenar todas as seleções, portanto, que a Argélia foram eliminados por causa da diferença de golos, apesar de três dos empate em número de pontos entre as três equipes.

Desde então, pelo menos, uma seleção Africana foi capaz de avançar para a segunda fase da Copa do Mundo – FIFA não permitiu que os jogos da mesma chave pode ser realizados em tempos diferentes, na última rodada da fase de grupos.

Em 1986, Marrocos, foi a Eliminação da Alemanha Ocidental nas quartas-de-final. Em 1990, Camarões alcançou as quartas-de-final e perdeu para a Inglaterra; a Nigéria caiu para a Itália, em 1994, e da Dinamarca, em 1998, em ambas as ocasiões, em redondo; Senegal perdido para a Turquia, nas quartas de final em 2002; Gana foi eliminada Brasil nas oitavas-de-final no ano de 2006 pelo Uruguai nas quartas-de-final em 2010, a Argélia e a Nigéria foram derrotados pela Alemanha e França, respectivamente, na sétima rodada de dez em 2014.