As diferenças entre o Vidro Temperado e Vidro Laminado – O Edu

Diferenças entre Vidro Temperado e Vidro Laminado   Do Edu
Diferenças entre Vidro Temperado e Vidro Laminado Do Edu

Dias atrás, recebi o e-mail de um leitor com uma pergunta: o que ele estava fazendo a tabela de revistas que eu ensinei aqui no blog e estava em dúvida no momento de definir o tipo de vidro que você iria colocar no topo da tabela. Ele me disse que ele tinha 2 opções: vidro laminado ou vidro temperado.

1

Como eu não entendo muito do assunto, fui procurado para responder a ele. Achei o tema interessante e decidiu transformá-lo em um post aqui no HC. Não tem muito segredo não, e vou explicar de uma maneira prática a diferença entre os dois.

Vidro Temperado

O vidro temperado é um vidro comum que passa por um processo chamado de têmpera ( daí o nome, uhuuu). Ele entra em um forno a altas temperaturas e, em seguida, é resfriado imediatamente. Isso deixa o vidro até 5 vezes mais resistente. É por isso que ele é conhecido como vidro de segurança e é adequado para janelas, boxes, portas e tampos de mesa.

a9f4a71816c3b317f2b32658c112182b

Ele suporta temperaturas de até 200 graus, e em caso de quebra, o vidro temperado se rompe em pedaços bem pequenos e arredondados, que são muito menos perigosas.

Temperado quebrado gr

Vidro Laminado

Na verdade, a laminação é um processo e não um tipo de vidro em si, calma que eu explico. O vidro laminado é um tipo de sanduíche de 2 folhas de vidro coladas com uma película de EVA (Etileno-Vinil-Acetato), geralmente incolor, que não permite que o vidro se quebre. Quando isso acontece, torna-se como uma teia de aranha. O vidro se quebra, mas todas as peças são coladas no filme.

vidro laminado clacci vidros02E quando eu digo que o vidro laminado é um processo que é para dizer que você pode ter um vidro temperado, que também pode ser laminado, sabe?

laminado01

Aqui estão mais algumas informações sobre os 2 tipos de vidro:

  • O vidro temperado não pode ser modificado. Então, quando você vai fazer seu projeto, certifique-se de que o tamanho e acabamentos, tais como furos, acabamento de bordas, etc. Depois que ele está endurecido não precisa mudar mais nada;
  • O vidro laminado é mais seguro, mas também é mais caro;
  • O vidro temperado é menos flexível que o vidro comum ou laminado;
  • O vidro laminado é um excelente isolante térmico e acústico devido ao seu filme;
  • O vidro laminado é menos resistente do que as de clima temperado no caso de impactos frontais.

cb44181b785e2c7eb602e6162058164cLAMINADOMas, e aí Edu, o copo que eu uso para quê?

De acordo com as normas da ABNT, o vidro temperado é indicado para as boxes de banheiro, cozinha com fogão, portas, janelas e divisórias. Já o vidro laminado é ideal para uso em pisos, escadas, coberturas e guarda-corpos. Quer saber mais? Transferir o “Guia Digital Variedade e Aplicações de Vidro” que o Vitron Vidro produzido para ajudar você a tirar todas as dúvidas sobre os tipos e aplicações de vidro.cta2 1Para mim, o vidro deixa a decoração é moderna e é uma excelente opção também para o topo das tabelas em ambientes pequenos. Agora que você já sabe a diferença, basta ligá-lo em vidros e jogar. Só não se esqueça de me mostrar o resultado ok?

Publi 4