Homem recolhe cavalos da rua e prende em terreno para evitar acidentes no RJ | Norte Fluminense | G1

Homem recolhe cavalos da rua e prende em terreno para evitar acidentes no RJ
Homem recolhe cavalos da rua e prende em terreno para evitar acidentes no RJ

Animais soltos em bairro de Campos preocupam moradores com o risco de acidentes

Animais soltos em bairro de Campos preocupam moradores com o risco de acidentes

Preocupado com o risco de acidentes envolvendo animais de grande porte, o presidente da associação de moradores do bairro Parque Alphaville, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, prendeu seis cavalos em um terreno cercado da localidade.

Segundo Christiano Maciel, em um mês, dois cavalos morreram atropelados. Ele conta que chegou a ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas nenhuma equipe prestou atendimento.

“Eles falaram que não havia previsão de ter um plantão noturno de recolhimento e que durante o dia a gente podia fazer contato. Mas mesmo nesse período, nós temos dificuldades de fazer esse contato porque eles não dão retorno”, afirma Christiano. Cavalo morre atropelado em avenida do Centro de Campos

Cavalo morre atropelado em avenida do Centro de Campos

Na última semana, a equipe da Inter TV flagrou um cavalo atropelado na Avenida Arthur Bernardes. Segundo a veterinária do CCZ, Francimara Araújo, este tipo de animal é recolhido após denúncias da população, mas nem sempre é possível realizar o tratamento de ferimentos.

“Todos os animais são recolhidos. Soltos em via pública eles não podem estar, e aí, trazido para cá, é avaliado o tipo de ferimento, o que se pode fazer. Muitas vezes existe alguém já interessado em adotar esse animal e arcar com o posterior tratamento”, diz Francimara.

Quando um animal é apreendido pelo Centro de Controle de Zoonoses, o dono tem cinco dias úteis para buscá-lo e deve pagar uma taxa. Se o mesmo animal for apreendido uma segunda vez, a taxa dobra e na terceira, o dono perde o animal.

Para que acidentes sejam evitados, os donos dos animais devem ficar mais atentos.

“É necessário orientar os donos dos grandes animais a manter eles presos. Além do aspecto legal, tem o aspecto sanitário, o aspecto de segurança e de bem-estar do próprio animal”, disse ainda Francimara.

CCZ afirma que faz o recolhimento de animais de grande porte em Campos — Foto: Reprodução/Inter TVCCZ afirma que faz o recolhimento de animais de grande porte em Campos — Foto: Reprodução/Inter TV

CCZ afirma que faz o recolhimento de animais de grande porte em Campos — Foto: Reprodução/Inter TV

Para evitar que os animais fiquem soltos em rodovias estaduais, um convênio entre o Departamento de Estradas do Rio de Janeiro e o Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) foi fechado e já permite que os policiais militares atuem na fiscalização de trânsito.

Em caso de flagrante de animais soltos, os moradores devem ligar para o CCZ de Campos, pelo número (22) 98126-5234. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h e aos sábados e 10h às 22h.

Veja outras notícias da região no G1 Norte Fluminense.