Mauro Carlesse (PHS) ganha na fase 2 das eleições no tocantins | exame

Mauro Carlesse (PHS) vence 2º turno da eleição no Tocantins
Mauro Carlesse (PHS) vence 2º turno da eleição no Tocantins

Mauro Carlesse o novo governador do tocantins (Facebook/executar)

O Palm com quase 90% de urnas apuradas, o Presidente da assembleia Legislativa e o Governador do estado do tocantins, Mauro Carlesse (PHS), venceu no segundo turno das eleições, o suplemento com 318.330 som correcto. O senador Vicentinho Alves (PR) 105.048 sons.

Na primeira rodada, os dois primeiros candidatos somaram 302 mil votos e abstenções excedido 305 mil. Na segunda rodada, realizada no domingo, 24, a abstenção chegou a 311.124; branco-void, ainda não fechado, deve ultrapassar 150 mil votos.

O novo governador é o cargo até 31 de dezembro deste ano, quando será que o cliente seja escolhido em eleições de outubro.

Eleição suplementar em tocantins determinado pelo Tribunal superior eleitoral (TSE), depois que comecei a tribunal a competência do governador Marcelo Miranda (MDB) e vice-Claudia Lelis (PV), pelo uso de caixa dois nas eleições de 2014. De acordo com a minirreforma eleitoral de 2015, o proprietário da ausência, o Vice-executivos do Estado ou do país, mesmo antes de seis meses do fim do prazo, é a implementação da nova eleição direta.

Já a decisão do Supremo tribunal federal (STF), em 8 de Março deste ano, é até contribuir para melhorar a novas eleições antes mesmo de o esgotamento de todos os recursos. Anteriormente, o governador ou o Prefeito, como o senador pode permanecer no cargo até o trânsito na gestão de todo o processo.

No caso de Miranda, a destituição, com efeito imediato, teve lugar a 22 de Março. Em 6 de abril, voltou para o governo, com o apoio da ordem do Ministro Gilmar Mendes, do Supremo tribunal federal (STF). Depois de menos de duas semanas, no dia 19 de abril, deixou a posição de novo, quando você contribui para a rejeição da proibição por meio de uma declaração feita por sua defesa. Miranda recorreu novamente ao Supremo Tribunal federal, em 16 de Maio, Gilmar Mendes negou-o, segurando o dinheiro.

O ex-governador foi cassado em 2009, o abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006. Em 2010, ele concorreu ao Senado. A eleição não pôde tomar posse por não estar qualificado. Na época, assumiu o cargo de Senador Vicentinho Alves (PR), e, agora, ele correu para o mandato da tampa do governador do tocantins.