Metais na decoração dão o ar de sofisticação e personalidade à sua decoração

Metais na decoração dão ar de sofisticação e personalidade à decoração
Metais na decoração dão ar de sofisticação e personalidade à decoração

Os metais aparecem em várias formas na decoração, mas sempre imprimindo um ar de sofisticação e personalidade para o ambiente. Eles ainda estão associadas a sentimentos de nobreza e, portanto, a elegância de um lugar, talvez porque eles ainda estão relacionados a um alto custo no orçamento de decoração. Os metais podem florescer em qualquer ambiente e, em muitos aspectos, ser mais discreta em objetos ou até mesmo de forma mais evidente em revestimentos, e eles sempre ganham destaque na decoração o design ou o brilho, chamando a atenção de quem entra no ambiente.

+Baixe o Aplicativo do do-it-yourself do ZAP em Casa

+ Siga o nosso perfil no Pinterest

Existem muitas maneiras de incorporar os metais na decoração, e podem ser trabalhados em objetos, móveis, revestimentos de piso e paredes, e acessórios de metal, por exemplo. Também são muitos asopções de material, tais como ferro, alumínio, aço ou cobre, que também variam de tonalidade. As escolhas de como e qual o metal para ajuste na decoração vai depender do resultado esperado para o meio ambiente, é um estilo mais clássico, ou mais despojado.

imagem17-06-2018-08-06-28(Foto: Shutterstock)

“Isso vai depender do estilo e a atmosfera que você quer imprimir para o meio ambiente. Para um mais moderno, você pode optar por peças de design que incorporam em harmonia com a madeira e o couro, por exemplo, olhando para a dosagem da proporção entre objetos e materiais foscos e shimmer. Já o estilo industrial utiliza muito o recurso a este material, os objetos de composição, com muito uso de luminárias pendentes ou calhas, tubulações aparentes, de forma despojada e a mistura com outros materiais”, explica a arquiteta, Vanessa Gomes, office Mucam Arquitetura.

Para manter a harmonia do uso de metais com outros elementos da decoração, é importante observar a classificação por temperatura de cor. “Os metais e a prata são mais neutro e mais fácil de compor com outros materiais. O acobreados são mais quentes e tem um tom de laranja. Estes são os mais difíceis de harmonizar, mas há composições clássicas, como o preto-e-branco, e madeiras claras. Os dourados são a mais glamourosa e pode ser usada em ambientes, onde se deseja imprimir esta atmosfera. Vai bem com branco, tons de terra, e o preto”, explica Vanessa Gomes.

Como em todas as escolhas para uma decoração em harmonia, é necessário medir o uso de metal, e para não ser exagerado no ambiente. “O uso cuidadoso para não exagerar na quantidade de peças é o mesmo para cada tipo de material na atmosfera. O melhor é ter uma boa dose de senso comum, pensar sobre a harmonia do ambiente e também sobre o tipo de decoração desejado”, diz o arquiteto Ira Oliveira. “O excesso de peças de frio, por assim dizer, você pode deixar o espaço sem o calor com a sensação de frescor. Mas, se o objetivo é este, os metais são muito adequado quando associadas com as peças de design mais moderno,” o arquiteto do escritório Raiva Oliveira Arquitetura e Interiores.

Tons

Os metais são encontrados em vários tons, dependendo do material, seja ele prata, grafite, cobre e ouro, e eles podem ser usados em harmonia em um mesmo ambiente. No entanto, é necessário estar atento para a escolha das peças e também da composição. A decisão em relação ao tom que se pretende colocar vai depender do resultado que você deseja para o ambiente. “Atualmente, os metais em tom rosé foram os queridinhos da vez, associada a outros materiais nobres, como madeira e características rústicas, tais como roupa de cama. Na paleta de cores, os tons de cinza, beges, azuis e cor-de-rosa fazer maquiagem combinando perfeitamente”, explica o arquiteto Ira Oliveira.

imagem17-06-2018-08-06-29(Foto: Shutterstock)

As telhas de ouro tendem a imprimir um ar de sofisticação e nobreza. “Eles são muito elegantes em decorações de tons mais branco e bege”, diz Raiva. A escolha do tipo de peça e o ambiente é fundamental. “Telhas de ouro na sala de estar, sala de jantar, varanda gourmet e lavatórios, com toques sofisticados têm sido boas opções para refeições requintadas. Papéis de parede metalizados podem ser diferentes opções para configurações de renderização mais ousada”, acrescenta. Além disso, hoje é possível encontrar várias opções com mais ou menos brilho, o que permite que você ajuste gostos diferentes na mesma tendência.

As áreas molhadas também ganham opções de uso dos metais. “É possível encontrar opções de pastilhas de metal para uso em áreas molhadas das cozinhas, varandas, cozinha e banheiros”, diz o arquiteto. “Em configurações com pegada industrial ou negrito, estes materiais são amplamente utilizados, também, pela facilidade de manutenção e limpeza, embora o custo ainda é relativamente alto”, diz Ira Oliveira.

Como reduzir

Como os metais, geralmente, têm um alto custo para o projeto de decoração de um ambiente, é possível encontrar soluções com resultados semelhantes para o meio ambiente, mas pesando menos no bolso. “Atualmente podemos encontrar várias outras alternativas, que não são necessariamente de metal, mas tem o mesmo aspecto visual. Acabamentos de madeira que pode ser usada na composição de painéis e mobiliário, mas também os porcelanatos que imitam placas de metal, como, por exemplo, o efeito de aço córten”, diz Vanessa Gomes.

Para Ira Oliveira, as peças de uma rústica ou vintage tem sido muito popular para aqueles que gostam de uma decoração mais descolada, moderna e despretensiosa com a juventude e frescura. “O uso de peças em ferro pintado, enferrujado, preto ou colorido, o que faz com que os produtos quando comparado aos metais, polido ou escovado aço inoxidável e peças com banhos de cromo. Mesmo os plásticos que recebem banhos de cromo, mas a durabilidade não é a mesma”, conclui.

imagem17-06-2018-08-06-30(Foto: Shutterstock)

+ MDF, compesado ou maciça: saiba como escolher o direito de madeira na decoração

+ Veja ideias para usar pranchetas na decoração

+ Neon na decoração deixa o ambiente divertido

+ Reutilizar as luzes de Natal na decoração da casa

+ De vinil, fibra de vidro ou de cerâmica? Veja as vantagens de cada tipo de piscina

+ Ver 22 dicas para mudar a cara da telha da sua casa

+ Telhas: swap, aplicar o novo sobre o velho, ou pintar?

+ Lado a lado, o plástico é a alternativa para alterar o turquia decowill