Pampa, campeão olímpico de vôlei, é transferido de avião do RJ para ser internado e seguir tratamento contra câncer em hospital de SP | São Paulo | G1

Pampa, campeão olímpico de vôlei, é transferido de avião do RJ para ser internado e seguir tratamento contra câncer em hospital de SP
Pampa, campeão olímpico de vôlei, é transferido de avião do RJ para ser internado e seguir tratamento contra câncer em hospital de SP

Pampa, campeão olímpico de vôlei, é transferido de avião do RJ para ser internado e seguir tratamento contra câncer em hospital de SP

Ex-jogador de 59 anos foi medalhista de ouro com a seleção brasileira nas Olimpíadas de 1992. Nesta sexta (19) ele foi internado na Beneficência Portuguesa em São Paulo, onde tratará de Linfoma de Hodgkin. Seu estado de saúde é grave, mas estável.

Por TV Globo e g1 SP — São Paulo

20/04/2024 10h10 Atualizado 20/04/2024

Pampa é transferido para hospital em São Paulo

Pampa é transferido para hospital em São Paulo

Pampa, campeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei em 1992, foi internado na tarde desta sexta-feira (19) no Hospital Beneficência Portuguesa, no Centro de São Paulo, parar continuar o tratamento contra o câncer.

O ex-jogador, de 59 anos, foi transferido de um hospital de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Desde o início deste ano, Pampa fazia tratamento contra o Linfoma de Hodgkin (câncer do sistema linfático). Em 13 de março ele foi internado por causa complicações respiratórias por uma reação à quimioterapia. E foi entubado três dias depois.

Depois ele teve uma piora no estado de saúde e, seguindo recomendações médicas, foi transferido para outro hospital em São Paulo. O que foi possível graças a mobilização da família, amigos e ex-companheiros de profissão.

O transporte de Pampa de Campos de Goytacazes até a capital paulista foi feito num avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Depois a Polícia Rodoviária Federal (PRF) escoltou a ambulância até o hospital em São Paulo.

1 de 1 Pampa, ex-jogador campeão do vôlei do Brasil — Foto: Reprodução/Inter TV

Pampa, ex-jogador campeão do vôlei do Brasil — Foto: Reprodução/Inter TV

Procurado pela reportagem para divulgar o estado de saúde do ex-atleta, o Hospital Beneficência Portuguesa divulgou nota neste sábado (20) informando que não comentará o assunto.

"A Beneficência Portuguesa de São Paulo informa que, em respeito à ética e ao sigilo médico, a instituição não comenta publicamente qualquer caso envolvendo clientes de seus serviços de saúde", informa o comunicado enviado pela assessoria de imprensa da unidade médica.

Segundo a família informou à reportagem, o estado de saúde dele é grave, mas estável. Nenhum boletim médico será divulgado. Pampa passará por uma série de exames para definir o melhor tratamento para ele.

Pampa é o apelido de André Felippe Falbo Ferreira, pernambucano nascido em Recife. Ele foi um dos jogadores que participaram da vitoriosa campanha da seleção de vôlei nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha. Na final, o time venceu a Holanda e levou a medalha de ouro.

Quatro anos antes, em 1988, Pampa havia disputado a Olimpíada de Seul, na Coréia do Sul. Com a aposentadoria, dedicou-se à política e à administração pública.

Veja também

Anterior Próximo