Piso de madeira: garante elegância e aconchego à decoração

Piso de Madeira: garante elegância e aconchego à decoração
Piso de Madeira: garante elegância e aconchego à decoração

Um projeto de decoração envolve todos os detalhes e cada um deles deve ser pensado para criar harmonia para o ambiente. Do chão ao teto, é possível pensar em soluções para ter uma decoração que agrada a todos os residentes. Até o que parece simples e óbvio, pode fazer toda a diferença no resultado final. O chão é capaz de transformar o ambiente, dependendo da escolha feita, e há muitas opções, entre materiais, texturas e cores. O piso de madeira é um bom exemplo de que é conhecido por ser uma boa solução para quem procura mais conforto e elegância para a decoração. E a variedade é grande, por isso, saiba como escolher o piso de madeira é ideal e quais os cuidados necessários.

A madeira é um material nobre, muito usado nos tempos antigos, e que volta com toda a força para o uso em piso de hoje. “É um recurso natural que deve ser bem apreciado, beneficiado e trabalhou com bom tratamento. Usado com a mão ou processados industrialmente, tem características fantásticas que podem ser aplicados em quase todas as etapas da construção. E quando ele é usado no chão não é diferente”, afirma o arquiteto Felipe Silveira, o office Mucam Arquitetura.

+Baixe o Aplicativo do do-it-yourself do ZAP em Casa

+ Siga o nosso perfil no Pinterest

Há uma enorme variedade de cores, a densidade e a resistência da madeira e o material em si pode desenvolver uma variedade de funções simultaneamente. “Pode ser combinado com outros elementos, para ser aplicado sozinho ou em conjunto com outros tipos de madeira, sendo sempre uma fonte de beleza, praticidade, conforto e durabilidade, onde ele é usado”, diz o arquiteto. O residencial níveis de piso, a madeira mostra versátil e aconchegante. “Ele é usado com uma infinidade de tons e texturas, formas de aplicação e processos de fabricação”, acrescenta.

piso(Foto: Shutterstock)

De acordo com Felipe, o piso de madeira dá o conforto térmico e acústico, e fornece uma série de possibilidades plásticas visual também. “As peças são feitas de estar juntos e combinados uns com os outros, facilitando a logística de transporte e montagem, e a criação de um amplo universo para os desenhos e molduras na composição dos ambientes”, explica. Além disso, o material se abre para uma ampla faixa de utilização. “Em contraste ou em acordo com as paletas de cor local, a harmonização de um conjunto, ou de destaque no projeto, a madeira segue as mesmas regras de composição e é fácil de inserir-se na criação de espaços”, acrescenta.

Tipos de

Há muitas opções para escolher o piso de madeira. Alguns podem pesar mais no orçamento do que outros, mas também pesa, em contraste, a questão da durabilidade. O arquiteto explica que os tipos de pisos de madeiras mais comumente usados hoje são o laminado (flutuante) e o convencional em madeira maciça natural. “Sendo que os primeiros apresentam características semelhantes às naturais, mas são feitos de aglomerados e de resinas industrializados, têm um custo mais baixo e a instalação mais simples, embora a durabilidade é muito inferior também. Já o piso sólido, tais como pisos e tacos, tem uma implantação mais desajeitado, com uma vida útil bem maior, além disso, eles podem aceitar bem revitalizações sucessivas de manutenção. Assim, o investimento que sempre compensa, pois acaba gerando uma boa economia”, diz ele.

As possibilidades de uso da madeira no chão são muitos, e eles podem influenciar no resultado final do ambiente. O fato é que o formato de quartos e de sua extensão influenciar diretamente nos desenhos e combinações de tons. “Tanto em clubes, em pisos, que são os conselhos de administração das corridas, ou em componentes, incluindo o piso laminado, os gráficos criados no terreno, pode ajudar a compor local ou suavizar imperfeições nos alinhamentos das paredes ou funcionar como um ‘tapete permanente ou para unificar e ampliar o espaço ou para dar personalidade e identidade para a área, ou mesmo a demarcação de corredores e” usa”, sugere o arquiteto.

imagem17-06-2018-07-06-54

Ambientes

O piso de madeira fica bem em qualquer ambiente, seja interno, externo, seco ou molhado. No entanto, o que determina que este uso é a forma de aplicação, os tratamentos e a manutenção do material aplicado. E, em alguns ambientes, os cuidados devem ser redobrados para garantir uma maior durabilidade. “Precisamos considerar o cuidado na escolha do material, alguns detalhes sobre a instalação e a manutenção adequada para que a madeira tenha uma ótima vida. A infiltração no solo, a umidade contra o chão, o corte e a secagem de madeira fora do padrão, ou o contato direto com a água e a luz solar são fatores que podem prejudicar interno pisos de madeira”, diz Felipe.

As áreas molhadas, por exemplo, merecem atenção especial. “Para as áreas de cozinhas e casas de banho, não são materiais cerâmicos e discos de vinil mais práticos que podem ser substitutos interessante, ainda mais quando eles imitam visualmente a madeira e tornar-se boas opções de acabamento. A resistência à arranhões e à água é uma pequena desvantagem”, diz o arquiteto.

Os pisos externos, como varandas, terraços e pavimentos, deve também tomar cuidado em relação à manutenção. “Eles devem receber tratamentos específicos de revestimentos impregnantes e/ou vernizes de impermeabilização. A manutenção e a limpeza deve ser constante, sem agentes abrasivos, e, sim, com vassouras e panos úmidos. Ceras e polidores são bem-vindos e recomendados de acordo com os fabricantes”, explica ele.

imagem17-06-2018-07-06-55(Foto: Shutterstock)

Portanto, tomando-se alguns cuidados na escolha e manutenção, a madeira é bastante recomendado para ser usado em pisos, garantindo um mais refinado, mais natural e aconchegante. “Mais escura ou mais clara, em tons de vermelho, marrom ou amarelo, a madeira é uma ótima opção em qualquer ambiente. Considerar a localização, umidade, ventilação e manutenção, desde a iluminação, e o seu orçamento. Aproveite o clássico, apresenta quartos confortáveis e elegantes, para dizer o mínimo, com novas formas e usos. O abuso a conveniência e a beleza natural da madeira”, conclui Felipe.

+ Aquecimento do piso torna o ambiente quente e aconchegante

+ Saiba como escolher o piso para a sala de estar

+ Use sua criatividade para escolher o piso da caixa

+ Para tirar dúvidas sobre o piso de vinil

+ Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de pisos e escolha o seu

+ Guia completo mostra os tipos de pisos para cada ambiente