Saiba como decorar um apartamento padrão com poucos gastos

Saiba como decorar um apartamento padrão com poucos gastos
Saiba como decorar um apartamento padrão com poucos gastos

A decoração de apartamento padrão pode ser mais econômica, justamente por se tratar de um imóvel básico. O arquiteto Bruno Moraes diz que é possível ter uma moradia bonita e agradável sem gastar uma fortuna. Ele aconselha trabalhar com prateleiras, por exemplo.

“Uma prateleira em folha de madeira freijó claro, econômica, com bom custo-benefício, tem uma função importante na decoração. Pode ser fixada com pinos invisíveis, para não ter a mão francesa aparente (suporte) e carregar visualmente”.

imagem09-04-2019-07-04-59Prateleiras são ótimas para otimizar espaço e alocar materiais de decoração (Foto: Shutterstock)

O objetivo, segundo o profissional, é dar destaque aos objetos sobre a prateleira. Pode ser na cozinha, por exemplo, com temperos, azeites e até complementando com quadros para criar uma temática mais descontraída.

Criatividade

Para Moraes, a criatividade é essencial e complementada com elementos que façam harmonização. Quem não tem espaço para um escritório e precisa colocar o computados na sala, pode criar um ambiente funcional que converse com a temática da residência.

“A ideia é integrar e não segregar a sala em espaços. Na parede, onde vai o computador, pode ser colocada uma trama metálica na cor cobre, que é bem barata. Tem tanto a função de deixar lembretes das atividades do dia a dia do trabalho, como expor imagens e gravuras para decorar a sala. Iluminação não embutida é solução perfeita e econômica”, diz ele.

imagem09-04-2019-07-04-59Integrar espaços é uma das muitas estratégias para reduzir gastos com a decoração (Foto: Shutterstock)

O arquiteto acha interessante a criação de nichos. Ele diz que é possível, por exemplo, criar espaços para sapateiras embaixo de escadas de madeira. “Para organizar os tênis e chinelos que ficariam espalhados. É dar um novo uso ao que já há na residência, uma ideia bem sacada e econômica”.

Instalar um jardim suspenso em algum ponto do imóvel é uma forma de fuga do ambiente urbano. A parede verde, na área de serviço, por exemplo, pode ter temperos para uso diário. “Podem ser vasos simples, com ganchos em ripas de madeira parafusada na parede”.

imagem09-04-2019-07-04-00Jardins suspensos trazem leveza para a casa (Foto: Shutterstock)

Crianças

Outra dica é pintar uma parede do quarto do filho com tinta lousa, aquele verde, que fica como um quadro negro e onde é possível escrever. “Além de desenvolver a criatividade da criança, que pode desenhar na parede, serve como mural de recado para os amigos e familiares. Dica rápida e barata”.

+ Decoração de studio requer poucos móveis e funcionalidade

+ Studio tem espaço pequeno e integrado, ideal para solteiros

+ Decoração de mansões usa material exclusivo e de alto custo

+ Mansões acomodam famílias, visitantes, animais, empregados…

+ Móveis grandes e obras de arte evitam vazios na decoração de apartamento de alto padrão

+ Triplex ou duplex: apartamentos de alto padrão têm espaço de sobra

+ Casa de rua tem decoração diversificada

+ Casa de rua: maior liberdade e menos despesas

+ Apartamento padrão: o mais vendido no mercado imobiliário

+ Casas em condomínios têm espaço e segurança para famílias

+ Decoração em casas de condomínio deve prever integração e aconchego