Saiba como organizar a geladeira com cinco dicas práticas

Saiba como organizar a geladeira com cinco dicas práticas
Saiba como organizar a geladeira com cinco dicas práticas

Além de ser uma questão de saúde, a organização periódica da geladeira tem uma influência direta sobre a praticidade do dia-a-dia e na economia da casa, porque, mantendo-a sempre limpa e com os itens organizado, você acha tudo muito mais fácil na hora de cozinhar e evita desperdício.

+ Faça o seu cadastro no ZAP em Casa e ficar a par das últimas decoração

+ Quer vender o seu imóvel o mais rápido? Saiba como

Mas, para fazer isso de forma eficaz, é necessário entender como o resfriamento de seu próprio frigorífico funciona e o que cada espaço está preparado para receber, bem como outros detalhes, como explicou o organizador pessoal, Vanessa Cavalcante: ?para a melhor conservação dos produtos na geladeira, devemos além de estar sempre de olho no prazo de validade conformidade com o modo de armazenamento de cada alimento. Alguns precisam de mais refrigeração do que outros, e, portanto, a importância de cada item em seu devido lugar?.

Além de ser uma questão de saúde, a organização periódica da geladeira tem uma influência direta sobre a praticidade do dia-a-dia e na economia da casa (Foto: Shutterstock)

Saiba mais abaixo sobre os cinco pontos importantes que você deve conhecer e estar ciente de que uma organização eficiente do seu refrigerador:

1. Alguns alimentos precisam de cuidados especiais

Proteínas, como carnes e peixes, são os itens que necessitam de maior atenção a ser refrigerado, como eles estão em um risco maior de deterioração, mas para evitar que isso aconteça mais cedo, existem algumas dicas que você pode seguir, como Vanessa Cavalcante: ?eles sempre devem ser em potes com tampa boas condições de vedação de forma a que não exalar um cheiro e também devem ser mantidos longe de outros itens na geladeira.

como organizar a geladeiraProteínas, como carnes e peixes, são os itens que necessitam de maior atenção a ser refrigerado (Foto: Shutterstock)

Recomenda-se que sejam consumidos dentro de dois dias. Para as carnes embaladas devemos sempre obedecer à data de validade descrito na embalagem.

2. Cada coisa tem o seu lugar

Para saber exatamente onde salvar cada item, primeiro é importante entender que, se sua geladeira é velha, ela provavelmente tem um sistema de refrigeração diferente do atual, mais especificamente pelas partes. A personal organizer Barbara Volnei conta da diferença: ?quanto mais próximo do congelador, mas o espaço refrigerado. Já os modelos mais recentes têm um processo de resfriamento mais uniforme em todo o refrigerador?. Uma vez que você compreender como suas obras, você já pode começar a se preocupar com setorializar cada tipo e de alimentos, como explica Barbara.

geladeiraPara saber exatamente onde salvar cada item (Foto: Shutterstock)

O que precisa de mais de resfriamento (queijo, iogurte, leite, frios, etc.) devem ser colocados nas prateleiras mais altas e eles precisam de menos refrigeração (restos do pequeno-almoço, os alimentos que estão em processo de descongelamento, sucos, bolos, etc.), no inferior.

– Gavetas pequenas: preferências as frutas devem ser colocadas neste espaço. Eles devem apenas ser lavado na hora que eles são consumidos.

– Gaveta: legumes devem ser armazenados, preferencialmente, em embalagens de plástico e de novo, e não o que você trouxe do supermercado, como eles podem ter sido suja durante a mudança para sua casa. Tenha sempre em casa sacos de plástico, que podem ser comprados facilmente em lojas de embalagens ou em supermercados

? Os ovos devem ser armazenados, preferencialmente, em uma bacia dentro da geladeira e não na porta, porque eles não sofrem a agitação e a mudança de temperatura da porta.

3. Potes funcionais são grandes aliados

Para tornar o alimento mais visível e, consequentemente, evitar o desperdício, investir em recipientes transparentes, elas são as melhores para a realização de itens perecíveis e facilitar a rotina se há a necessidade de se trazer algo para micro-ondas. No entanto, Barbara Volnei explica isso ?alguns potes plásticos de liberação de uma substância chamada BPA (bisfenol-A), que são cancerígenos, porque eles contêm uma substância tóxica que flui desde a embalagem vai para o alimento?.

organizacaoPara tornar o alimento mais visível e, consequentemente, evitar o desperdício, investir em recipientes transparentes (Foto: Shutterstock)

4. Ervas e vegetais têm o seu próprio modo de armazenamento

Muitas pessoas pensam que o armazenamento de ervas e legumes em sacos é uma prática que está errado. Mas Vanessa Cavalcante explica que as bolsas são, na verdade, um meio eficiente de proteger este tipo de alimento: ?o ideal é que elas devem ser lavadas e bem secas. Além disso, colocada de tal forma que eles não estão muito apertadas no saco para que você não gosta?.

geladeira organizadaAs ervas também podem ser congelados em copos de gelo, por exemplo, para ser usado depois (Foto: Shutterstock)

Se você ainda prefere levá-los para fora do saco, Vanessa ensina outro método de armazenamento de recipiente, com tampa: ?Depois de lavar e secar muito bem, forre o recipiente com papel toalha, depois coloque os vegetais. Você pode fazer mais de uma camada, isto é, quando você cobrir completamente a toalha de papel com as folhas, coloque nova camada de papel toalha e, em seguida, deixa os legumes?.

As ervas também podem ser congelados em copos de gelo, por exemplo, para ser usado posteriormente. Apenas lave-os, pique-os, e, quando for usar, tome apenas a parte que é ideal para o prato.

5. Fazer a limpeza periódica é essencial

A limpeza completa da geladeira só pode ser feito uma vez por mês, mas é importante fazer a manutenção da higiene semanal, passando um pano umedecido com vinagre de álcool para eliminar odores e de desinfectar. Como para a limpeza pesada, Barbara Volnei dá o passo-a-passo que vai facilitar (e muito!) o seu dia-a-dia:

? Depois que o freezer e a geladeira está vazia, passe uma esponja macia com detergente neutro para toda a parte interna. Remova as gavetas e prateleiras, e fazer o mesmo procedimento. Com um pano seco, para remover todo o excesso de sabão. Lave o pano e passe-o novamente, levando o sabão completamente.

? Não usar esponja de aço e produtos abrasivos, podem danificar seu refrigerador de maneira permanente.

? Faça uma mistura de bicarbonato de sódio com vinagre de álcool (uma colher de sopa para 100 ml de vinagre de álcool) e passar por todo o frigorífico. Esta mistura tem efeito antibacteriano.

? Termine passando um pano macio e seco.

+ Saiba como economizar com o ar-condicionado

+ Saiba cerca de 9 plantas que agem como repelente natural

+ Dicas para não errar com as toalhas e para garantir maior durabilidade

arias-sem-perder-o-controlo/’>+ Ver como conciliar as tarefas diárias sem perder o controle

+ See dicas sobre como proteger a casa do sol

+ Confira dicas para não perder tempo de engomadoria