Veja como a taxa Selic impacta diretamente investimentos imobiliários

Veja como a taxa Selic impacta diretamente investimentos imobiliários
Veja como a taxa Selic impacta diretamente investimentos imobiliários

A Selic é a taxa básica de juros da economia. O valor dela é decidido pelo Banco Central (BC) e influencia em cadeia os juros de todas as operações. Isso inclui empréstimos e financiamentos imobiliários em bancos privados. Quando o governo baixa a Selic, os bancos acompanham diminuindo os juros. A tendência é ampliar as vendas de imóveis.

Saiba como funciona o financiamento de terrenos

taxa selicA taxa Selic é um dos índices mais importantes para o mercado de imóveis (Foto: Shutterstock)

O nome da taxa Selic vem de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, onde são negociados títulos públicos federais. O economista Luciano Nakabashi, da Universidade de São Paulo (USP), explica que a Selic está atrelada diretamente a algumas taxas, inclusive a poupança.

“Quando os juros estão muito elevados (rendimento maior), os bancos compram um monte de títulos do governo, porque o risco é pequeno. Já quando os juros estão mais baixos, eles que têm começar a emprestar mais. Então, aumenta a liquidez da economia, o que tende a reduzir as taxas de juros de uma forma geral, inclusive para aquisição de imóveis”, diz o economista.

Quem está com ‘nome sujo’ ainda não consegue financiar imóvel

Sobe e desce

taxa selicQuando a Selic está em baixa, os juros de financiamento imobiliário também caem (Foto: Shutterstock)

Ele detalha que quando a Selic está baixa, o sistema financeiro tende a buscar alternativas. Emprestar dinheiro é uma maneira de ter retorno que mais alto que a Selic. Ou seja, os bancos correm um risco maior para emprestar a uma taxa de juros mais elevada.

Quando a taxa básica está alta, acontece o contrário. “Os juros são parte importante do preço do imóvel, porque poucas pessoas compram à vista. A maior parte é financiamento. Fica menos atrativo investir em imóvel com juros altos, há outras alternativas mais interessantes. Para que investir em imóvel e botar para alugar se posso comprar um título do governo que está me pagando super alto e sem risco?”.

A taxa Selic é determinada pelo BC na reunião do Comitê de Política Monetária, o Copom. “Aí o BC vai lá e começa a controlar a entrada de dinheiro no mercado, vai ter que comprar ou vender título para chegar na meta”.

Conheça os imóveis remanescentes, uma boa opção para quem quer negociar um lançamento

Veja como funciona um consórcio imobiliário:

+Os bairros mais “gourmet” de São Paulo

+Saiba como fazer um mural de fotos incrível

+Faça você mesmo: um suporte para papel higiênico

+Aprenda a fazer e cultivar seu próprio terrário